.
 
 
Exame pré-nupcial pode ajudar a começar a relação com mais saúde
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


03/07/2011

Exame pré-nupcial pode ajudar a começar a relação com mais saúde

O exame pode detectar problemas de saúde pré-existentes ou em relação à infertilidade do casal

O exame pré-nupcial, mesmo sendo um exame ainda pouco divulgado, é bastante indicado por ginecologistas e urologistas, principalmente aos casais que planejam o casamento. O exame pode detectar problemas de saúde preexistentes ou em relação à infertilidade do casal. “No momento em que se planeja uma união estável é necessário verificar como está à saúde num aspecto geral. Para as mulheres, em especial, há a preocupação com os métodos anticonceptivos”, explica o ginecologista do Hospital Nossa Senhora das Graças, Edison Luiz de Almeida Tizzot.

Os homens ainda fazem pouco esse tipo de exame porque não sabem que existe ou por falta de indicação médica adequada. “É necessário uma informação maior aos homens sobre a importância, pois, os exames não previnem apenas a infertilidade, mas podem ajudar a diagnosticá-la e tratá-la adequadamente. Eles, também auxiliam no diagnóstico de possíveis problemas, como doenças infectocontagiosas e até incompatibilidade sanguínea, analisa o urologista do Hospital Nossa Senhora das Graças, Fernando Meyer.

Para a avaliação pré-nupcial são pedidos exames de verificação completa da saúde do casal. Se algum tipo de alteração for encontrada, é realizado tratamento adequado ou o paciente é vacinado. O casal também pode ser encaminhado a outro especialista para apoio em algum problema específico, como geneticista, psicólogo ou psiquiatra. O tempo ideal para a realização dos exames é de cerca de seis meses antes do casamento. Com esse tempo dá para iniciar ou mesmo concluir um tratamento, comenta Dr. Meyer.

Mulheres

Para as mulheres, os principais são a tipagem de sangue, teste de HIV, hemograma, glicemia e perfil lipídico. “Assim como testes imunológicos relacionados a doenças que podem ser evitadas através de vacinas, incluímos a pesquisa de anticorpos para hepatite B e rubéola, a verificação da carteira de vacinas e possibilidades da existência de outras doenças infectocontagiosas e de transmissão sexual”, esclarece Dr. Tizzot.

Homens

Já para os homens, inicialmente são solicitados os exames de espermograma com a finalidade de avaliar as condições dos espermatozóides. São verificados o volume, mobilidade e formas, grupo sanguíneo e fator Rh, VDRL para pesquisar sífilis, pesquisa de hepatite B e C, parcial de urina, HIV, glicemia para descartar diabetes e parasitológico de fezes.

 


Autor: Redação
Fonte: Imprensa

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581