.
 
 
Decoração do consultório
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


08/07/2011

Decoração do consultório

Devo colocar meus diplomas na parede?

Fachada moderna, uma boa sala de espera, sofás grandes e fofos, jardins de inverno, música ambiente suave, iluminação indireta, conexão WI-FI... Em alguns locais é possível até sentir um aroma personalizado, indicado pelo especialista em marketing olfativo. Não estamos falando de hotéis ou de lojas. Estamos falando de consultórios e clínicas médicas.

Individualmente, todos estes detalhes podem não parecer muito, mas coletivamente eles “falam sobre os espaços de saúde”. O que é preciso fazer para as pessoas se sentirem melhor na sua clínica ou no seu consultório? Que pequenos gestos, que mudanças quase imperceptíveis podem ser feitas para oferecer ao paciente uma ótima experiência?

Uma dúvida muito comum quando o assunto é a decoração da clínica ou do consultório é como expor os diplomas para os pacientes, sem que a atitude pareça esnobe ou fora de contexto. “Geralmente, os profissionais de saúde participam de muitos congressos científicos todos os anos. E a quantidade de certificados e diplomas é grande”, observa a arquiteta Ana Paula Naffah Perez, diretora de projetos da C+A Arquitetura e Interiores.

Há muitos profissionais que defendem que os consultórios médicos precisam passar “uma certa respeitabilidade". E para isto, alguns itens são indispensáveis: copeiras uniformizadas para dar idéia de higiene e organização; fotos dos parentes do médico sobre a mesa para dar um tom de familiaridade, e os diplomas, pendurados em um lugar da parede bem visível para o cliente.

“Nos projetos que desenvolvemos para clínicas e consultórios, procuramos conciliar a vontade do cliente com a nossa proposta de trabalho. Assim, os diplomas e certificados nem sempre fazem parte da decoração; ou quando fazem, procuramos projetar uma diagramação adequada para a parede em que estes diplomas estarão dispostos”, observa Ana Paula Perez.

Ana Carolina M. Tabach, diretora de projetos da C+A Arquitetura e Interiores, destaca que não há a necessidade de colocar na parede todos os certificados e diplomas. “Sabemos que o paciente tem uma curiosidade natural sobre o curriculum do médico que o atende. Por isto, orientamos o profissional de saúde a colocar à vista o diploma de graduação, o certificado de residência médica, o título de membro de uma sociedade de especialidade – os conselhos de medicina só permitem a divulgação de duas especialidades – e alguns cursos relevantes no exterior, feitos na Europa e/ou nos EUA. Como estes cursos de aperfeiçoamento são anuais, de tempos em tempos, é preciso fazer uma reciclagem dos diplomas e certificados expostos aos pacientes. É sempre bom retirar os mais antigos e colocar os mais atuais”, diz a arquiteta.

E a melhor forma de apresentação? “Esta é outra dúvida comum. Antes de colocar na parede, recomendamos que os certificados e diplomas sejam emoldurados, todos da mesma maneira. A escolha de cores e do material deve casar com a decoração geral do consultório ou da clínica. E na hora de colocá-los na parede, é preciso seguir o mesmo alinhamento utilizado para quadros”, afirma Ana Carolina Tabach.

Contatos:

www.caarquitetura.com.br

http://arquiteturadesaude.wordpress.com

http://twitter.com/cmaisa
 

 


Autor: Márcia Wirth
Fonte: MW - Consultoria de Comunicação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581