.
 
 
Artríticos têm mais chances de sofrer com Doenças Pulmonares Obstrutivas Crônicas
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


21/07/2011

Artríticos têm mais chances de sofrer com Doenças Pulmonares Obstrutivas Crônicas

DPOC tem prevalência duas vezes maior em pacientes com artrite

Pacientes com artrite reumatóide são duas vezes mais propensos a apresentarem Doenças Pulmonares Obstrutivas Crônicas (DPOC). Um estudo sobre o assunto foi apresentado durante a Reunião Anual da Liga Européia Contra o Reumatismo (EULAR), em Londres.

A pesquisa, realizada por pesquisadores do Sheba Medical Center, em Israel, avaliou dados de 15.766 pacientes com artrite reumatóide e 15.340 pacientes sem a doença, grupo de controle. Após a análise, a prevalência de DPOC foi significativamente maior em pacientes com artrite reumatóide em relação ao grupo controle (8,9% vs 4,4%). A relação ainda mostrava-se bastante significativa, após o controle de fatores de risco comuns aos pacientes atríticos e aos pacientes com DPOC, tais como tabagismo e obesidade.

O que é a DPOC?

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica é uma enfermidade respiratória prevenível e tratável, que se caracteriza pela presença de obstrução crônica do fluxo aéreo, que não é totalmente reversível. A obstrução do fluxo aéreo é geralmente progressiva e está associada a uma resposta inflamatória anormal dos pulmões à inalação de partículas ou gases tóxicos, causada primariamente pelo tabagismo. Embora a DPOC comprometa os pulmões, ela também produz consequências sistêmicas significativas.

O processo inflamatório crônico pode produzir alterações dos brônquios (bronquite crônica), bronquíolos (bronquiolite obstrutiva) e parênquima pulmonar (enfisema pulmonar). A predominância destas alterações é variável em cada indivíduo, tendo relação com os sintomas apresentados.

“A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica vem tendo um grande destaque no meio médico, nos últimos anos, em vista da tomada de consciência da sua importância como fator de morbidade e mortalidade”, explica o reumatologista Sergio Bontempi Lanzotti, diretor do Instituto de Reumatologia e Doenças Osteoarticulares (Iredo).

Aproximadamente 16 milhões de americanos já foram diagnosticados como portadores de DPOC e este número pode estar subestimado, é possível que permaneçam sem diagnóstico cerca de 30 milhões de indivíduos. No Brasil, as estimativas indicam que até 12% da população com mais de 40 anos possa ter DPOC. Quanto à morbidade, a DPOC, em 2003, foi a quinta maior causa de internamento no sistema público de saúde do Brasil, em maiores de 40 anos, com 196.698 internações e gasto aproximado de 72 milhões de reais. Quanto à mortalidade, no Brasil vem ocorrendo um aumento do número de óbitos por DPOC, nos últimos 20 anos, em ambos os sexos. A DPOC, nos últimos anos, vem ocupando a 5ª posição em causa de mortes no Brasil.

“E tão importante quanto os gastos diretos são os gastos indiretos, computados como dias perdidos de trabalho, aposentadorias precoces, morte prematura e sofrimento familiar e social. Por isto, a pesquisa israelense é tão importante. Sabemos que existem mudanças similares em processos fisiológicos fundamentais que podem causar a artrite reumatóide e a DPOC. Precisamos esperar os resultados de novos estudos que relacionem estas alterações aos processos genéticos e auto-imunes, nas duas condições", diz o reumatologista Sergio Bontempi Lanzotti.

CONTATO:

Nosso site: http://www.iredo.com.br

Nosso e-mail: contato@iredo.com.br

Nosso blog: http://vivendosemdor.wordpress.com

Nosso twitter: http://twitter.com/sergiolanzotti

Nosso canal de vídeos: http://www.youtube.com/user/canaldareumatologia
 

 


Autor: Márcia Wirth
Fonte: MW - Consultoria de Comunicação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581