.
 
 
Monitoramento cardíaco gera melhores resultados físicos
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


25/07/2011

Monitoramento cardíaco gera melhores resultados físicos

Atividades físicas monitoradas dão maior resultado e são mais eficazes para a saúde

Isso porque com determinado número de batimentos cardíacos o corpo responde melhor aos exercícios; ao passo que a falta ou excesso dos batimentos anunciam cansaço ou despreparo para a prática de exercício, condições que inibem o resultado físico, e até mesmo estético, esperado. Aparelhos que medem esta freqüência são mais que uma moda nas academias, ou um monitoramento extra aos top atletas,eles são essenciais na busca de resultados eficazes.

A frequência cardíaca é caracterizada pelo número de vezes que o coração se contrai e relaxa, ou seja, o número de vezes que o coração bate por minuto. “Durante qualquer exercício físico, a freqüência cardíaca sofre alterações. E em alguns indivíduos isso pode se tornar um risco para saúde, podendo subir demasiadamente colocando-os em situações complicadas e até em risco de morte”, alerta Ivana Henn, que foi mais de 20 vezes campeã de Marcha Atlética e que atualmente dirige e atua na maior rede de Pilates do Brasil. Complementando a importância do monitoramento, Pyer Bruno, administrador da área fitness, sócio da academia Top One em Florianópolis, completa: “Além disso, cada indivíduo tem um objetivo com seu treinamento: Emagrecimento, condicionamento físico aeróbico para a realização de suas tarefas do seu dia a dia, ou até mesmo performance desportiva.Para cada objetivo temos uma intensidade correspondente.”, diz ele.

O ponto chamado de zona alvo de treinamento, ou seja, o limite mínimo e máximo, é calculado a partir de um percentual de intensidade entre a frequência cardíaca máxima e mínima ou basal. A prescrição de exercícios pela frequência cardíaca representa, hoje, uma das formas mais simples e práticas do controle de intensidade do exercício físico. Por isso os profissionais da área precisam de um equipamento que seja confiável para esse monitoramento. O mais tradicional é o Medidor de Frequência Cardíaca, também chamado de frequêncímetro, um equipamento de fundamental importância no controle dessas intensidades, e, por conseguinte, na manutenção da saúde e segurança dos indivíduos que praticam exercícios físicos. “Estes equipamentos são indispensáveis especialmente para aqueles atletas que apresentam distúrbios influenciados pelas alterações da freqüência cardíaca. Eles são constituídos de uma cinta (transmissor) que é colocada na altura do peitoral (logo abaixo dos mamilos), envolvendo toda a circunferência do tórax; e de um relógio (receptor) que mede a freqüência cardíaca e, em alguns casos, tem até outras funções como zona alvo de treinamento, hora, cronômetro, timer, despertador, informações das calorias consumidas durante o exercício, consumo máximo de oxigênio (VO2max.), índice de massa corporal, entre outros”, explica Gilson Crippa representante dos Monitores de Frequência da marca Beurer, utilizado por atletas de ponta de esportes de alto impacto como triathlon e extensas maratonas.

 


Autor: Imprensa
Fonte: Alvo de Comunicação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581