.
 
 
Atenção ao aumento de consumo de sal nos dias mais frios
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


10/05/2013

Atenção ao aumento de consumo de sal nos dias mais frios

Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) faz recomendações

• Um em cada 6 hipertensos terá doença renal; dez milhões de brasileiros sofrem de insuficiência renal mas apenas 30% sabem que têm a doença. E o sódio, presente no sal de cozinha e alimentos industrializados, é um dos principais fatores de risco. Exame de sangue de creatinina pode ajudar a verificar a saúde do rim.
• A OMS recomenda consumo diário de até 6g de sal (equivalente a 2g de sódio); o consumo médio do brasileiro é de 14g de sal/dia.
• A SBN recomenda verificar o teor de sódio de alimentos industrializados e consumir aqueles com menores índices.

A tendência de maior consumo de sal nos dias mais frios, decorrente de refeições mais calóricas e condimentadas, pode afetar a saúde do sistema cardiovascular e consequentemente do rim, alerta a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN). Embora os rins sejam órgãos fundamentais na eliminação do excesso de sódio ingerido, quando há comprometimento da função dos rins a sua capacidade para filtrar e eliminar o excesso de sal é limitada. O excesso de sal também aumentar os riscos da formação das chamadas "pedras" (cálculos renais).

“No inverno, as pessoas consomem mais alimentos condimentados e calóricos e sabemos hoje que 75% do sódio que as pessoas ingerem vem dos alimentos processados e industrializados. O consumo excessivo de sal provoca a hipertensão, que é reconhecida hoje como uma das principais desencadeadoras de doença renal crônica. Temos dados que mostram que 1 em cada 6 hipertensos desenvolverá problemas renais”, afirma o médico nefrologista Roberto Pecoits-Filho, vice-presidente da SBN.

A insuficiência renal é uma doença silenciosa. “Quando o paciente percebe os sintomas, geralmente, a doença já está instalada em seus estágios avançados, quando já devem ser encaminhados para diálise ou mesmo transplante”. A SBN recomenda a inclusão do exame de creatinina – um exame simples, de sangue –, que pode detectar a doença renal em seus estágios iniciais e determinar o início do tratamento.

Recomendações da SBN para consumir menos sal:

· Leia o rótulo dos alimentos para verificar a quantidade de sódio. Os fabricantes são obrigados a informar, no rótulo do produto industrializado, o teor de sódio no alimento. Alguns alimentos processados concentram tanto sódio que uma única porção tem quantidade superior à recomendada para ingestão diária.

· Tire o saleiro da mesa. É recomendável salgar os alimentos na panela, durante o preparo, para ter controle da quantidade usada.

· Substitua o sal por condimentos e ervas. Há uma série de alimentos naturais que acentuam os sabores dos alimentos e podem substituir o sal, como salsinha, alecrim, orégano, pimenta-do-reino, louro, hortelã, páprica e outros.

Para mais informações sobre a saúde renal, acesse www.sbn.org.br.

 


Autor: Imprensa
Fonte: SPMJ Comunicações

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581