.
 
 
Pai: herói da saúde bucal
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


12/01/2012

Pai: herói da saúde bucal

No próximo dia 14, papais de todo o Brasil vão receber presentes, agrados e mimos de seus filhos por conta do Dia dos Pais

Essa é uma data também para que os pais reflitam sobre os cuidados que devem ter com a saúde dos pequenos, com atenção aos riscos que podem oferecer a eles com maus exemplos, como fumar na sua presença e consumir bebidas alcoólicas. A Associação Brasileira de Odontologia (ABO) chama a atenção para o papel importante dos pais na saúde bucal e integral das crianças

O cuidado com a saúde bucal da criança não é responsabilidade apenas da mãe. O pai também pode contribuir para que o filho tenha uma boa higiene bucal, ajudando nessa tarefa tão importante, e o exemplo dado dentro de casa, através dos hábitos da figura paterna – cuja influência no comportamento das crianças é crucial –, também faz toda a diferença.

O cuidado deve começar quando o filho ainda é bebê, com a limpeza da boca feita com algodão ou gaze embebida em água filtrada ou fervida, após as mamadas. Ao nascer os primeiros dentes, inicia-se a escovação, quando devem ser usadas escovas especiais para crianças, pequenas e macias, com a ajuda dos pais e orientação do odontopediatra. A partir dos sete anos, a criança já deve estar apta a fazer a escovação sozinha, mas ainda com a supervisão dos adultos. Esse pode ser um momento de descontração e entrosamento entre pai e filho. O ideal é sempre o pai fazer sua higiene bucal na frente da criança, para que ela entenda que este é um procedimento comum e procure aprender imitando-o.

Bons exemplos

De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição (PNSN), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 17,9% da população masculina no Brasil são fumantes, correspondendo a um total de 9,3 milhões de pessoas. Muitos desses homens são pais, e podem estar contribuindo para um prejuízo ainda maior. Estima-se que uma criança pequena, em ambiente onde há pessoas fumando, inale até três vezes mais poluentes do que os próprios fumantes, ocasionando problemas respiratórios, como alergias, asmas e sinusites. Crianças que têm pais fumantes possuem mais problemas respiratórios do que as que têm pais não fumantes. Muitos esquecem que a fumaça do cigarro voa, impregna o ar e invade todos os cômodos da casa e das roupas, inclusive o quarto do filho.

O pai também não deve descuidar da própria saúde. O cigarro começa a prejudicar o organismo a partir da boca, podendo ocasionar de manchas nos dentes a câncer. É muito importante o diagnóstico precoce da doença, e o cirurgião-dentista tem papel fundamental nisso, pois pode detectar as primeiras possíveis lesões do tumor – feridas que não cicatrizam em uma semana, ulcerações indolores que podem sangrar e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal. Uma demonstração de amor e cuidado com a saúde do filho é não fumar na sua presença e escolher uma distante, longe do ambiente da criança, como a varanda, o quintal ou mesmo a rua. O melhor cuidado seria largar o hábito de fumar, pois tanto as roupas como a própria pele dos fumantes são capazes de transmitir aos mais próximos os danos do vício.

O álcool também pode ser um elemento danoso na relação pai e filho. Levantamento feito pelo Centro de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod) revela que metade dos adolescentes que faz uso abusivo de bebidas alcoólicas tem pai ou mãe que também ingere álcool com frequência. Outra pesquisa, da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, divulgada pelo Ministério da Saúde, mostra que os homens exageram mais no consumo de álcool: no ano passado, 28,8% deles beberam demais.

O que é a ABO

Entidade sem fins lucrativos dedicada à defesa da classe odontológica e da saúde bucal da população, a Associação Brasileira de Odontologia (ABO) representa os mais de 235 mil cirurgiões-dentistas do País, congregando 321 células, sendo 27 Seções (em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal) e 294 Regionais, com 85 Escolas de Educação Continuada e 1.500 consultórios odontológicos instalados. Nestes espaços, são oferecidos atendimentos à população, gratuitos ou a preços de custo de materiais. A entidade realiza cerca de 10 congressos por ano, em vários Estados brasileiros, reunindo mais de 50 mil participantes nestes eventos.

Mais informações: http://www.abo.org.br/

 


Autor: Imprensa
Fonte: Edita Comunicação Integrada

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581