.
 
 
Prevenção e Combate à Surdez
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


11/11/2011

Prevenção e Combate à Surdez

Saiba como cuidar bem dos ouvidos

 

Até dormindo, os nossos ouvidos continuam trabalhando. Já parou para pensar nisso? Com a evolução da tecnologia e o desenvolvimento das cidades, o estilo de vida da população mudou bastante. Agora, nossos ouvidos estão sempre recebendo algum estímulo e poucos são os momentos em que há silêncio total para dar um descanso a eles. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), pelo menos 800 milhões de pessoas sofrem alguma perda auditiva no mundo.

Diante da constante exposição a níveis elevados de ruído, medidas de prevenção são essenciais para manter a audição saudável. No Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez, comemorado no dia 10 de novembro, a Phonak traz algumas dicas sobre a importância de cuidar da saúde dos ouvidos. Confira:

» respeite intervalos de repouso sonoro quando a exposição a altos níveis de intensidade é constante 
» use protetores auditivos quando recomendado, principalmente em locais de trabalho que causam risco à audição pela exposição a altos níveis de intensidade sonora
» não insira objetos pontiagudos no ouvido
» Cuidado no uso do cotonete: ele deve ser usado para limpeza do excesso de cera na parte mais externa do ouvido e para secar a orelha. Não deve ser introduzido no canal
» evite a auto-medicação
» evite exposição prolongada a sons em forte intensidade. Controle o volume do seu MP3, TV ou som do carro. Veja a tabela de intensidade sonora abaixo para não colocar sua audição em risco:

Intensidade

Exemplo

Limite de exposição

40dB

biblioteca silenciosa

ilimitado

65dB

fala normal

ilimitado

75dB

conversa alta

ilimitado

85dB

trânsito 

8 horas

100dB

buzina de carro

1 hora

120dB

casa noturna

6 minutos

140dB

decolagem de avião

0 minuito

 

Para quem ainda não se convenceu de que o estilo de vida realmente influencia na saúde auditiva, Talita Donini, fonoaudióloga da Phonak, alerta: “Podemos ficar expostos a um som de 85 dB (decibéis), volume equivalente ao barulho do trânsito de uma avenida movimentada, por até 8 horas. Porém, é comum ultrapassarmos este nível. Um show costuma emitir 100 dB e um aparelho MP3 chega a até 120 dB”.

 

As estatísticas apontam a gravidade da situação. Quase 15% da população com idade entre 20 e 69 anos têm perda auditiva por exposição a sons altos ou ruído no trabalho ou em atividades de lazer. A perda auditiva é assintomática, o que leva a um diagnóstico e início de tratamento tardio. Como ela é irreversível, um exército de pessoas com a audição prejudicada está se formando. “Infelizmente, os prejuízos não se limitam à audição, mas à saúde em geral, com o desenvolvimento de doenças como estresse e depressão’, explica Talita. 

Portanto, dê mais atenção aos seus ouvidos. A Phonak dispõe de um teste auditivo online para a população saber um pouco mais sobre sua acuidade auditiva. Ele não substitui a audiometria, exame auditivo realizado por um fonoaudiólogo, sob indicação de um otorrinolaringologista. Para fazer o teste online, clique aqui: http://www.phonak.com/br/b2c/pt/hearing/recognizing_hearingloss/hearingtest.html

Phonak

A Phonak é líder no Brasil e no mundo em inovação na área da audição. Desenvolve soluções de ponta para a perda auditiva, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de usuários de aparelho auditivo. Com empenho, a Phonak busca superar as limitações tecnológicas para auxiliar as pessoas a ouvir, entender e aproveitar melhor os sons da vida. Possui filiais em 18 países e representantes em mais de 90. A Phonak possui o maior portfólio de produtos e serviços do mundo e é a única a usar a tecnologia da Produção Digital na América Latina para fabricação de aparelhos.
www.phonakbrasil.com.br

 

 


Autor: Aline Almeida
Fonte: ADS Comunicação Corporativa

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581