.
 
 
Remédios podem acelerar aparecimento da catarata
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


05/01/2012

Remédios podem acelerar aparecimento da catarata

Oftalmologista do HOB alerta para os efeitos colaterais, na visão, da ingestão de corticóides

Oftalmologista do HOB alerta para os efeitos colaterais, na visão, da ingestão de corticóides. Um dos impactos é a aceleração do desenvolvimento da catarata. Ele defende a conscientização do paciente, pelos médicos, como forma de evitar surpresas sobre os desdobramentos da prescrição de alguns medicamentos.

Identificada como uma consequência da idade, a catarata, maior causa de cegueira reversível do mundo, também é acelerada por alguns fatores externos como a ingestão de medicamentos. Esta catarata, considerada precoce, tem sua origem classificada como metabólica ou tóxica.

O especialista em catarata do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB), Takashi Hida, esclarece que a catarata precoce de origem metabólica manifesta-se em decorrência de uma deficiência de enzimas no organismo. Já a tóxica é resultado de um processo cumulativo de toxinas no cristalino, por decorrência da ingestão especialmente de alguns medicamentos e opacifica esta lente natural do olho antes da idade prevista, que se situa ao redor dos 60 anos de idade.

Consulta - É no check up oftalmológico de rotina que é detectada a catarata precoce e, na abordagem clínica, o médico busca informações sobre a origem da opacidade do cristalino antes do tempo.

Onde estão os corticóides:  

A maior causa de catarata precoce por medicamento é consequência da prescrição de corticóide, presente em medicamentos para tratar asma, alergias, dores reumáticas, renites, dores crônicas (coluna, joelho, articulações), pós-operatório de cirurgias plásticas, além de alguns colírios, relata Takashi.  Ele alerta para o fato de que nem sempre o efeito colateral desses produtos na visão faz parte da conversa médico-paciente, mas o assunto deveria integrar a consulta. “Consciente, o paciente fará o acompanhamento dos impactos da medicação em seu organismo de forma mais adequada”, observa. 

Catarata - Anualmente, cerca de 600 mil brasileiros recebem um diagnóstico de catarata e, com ele, o risco de cegueira, de acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). A catarata é a opacificação do cristalino, lente natural dos olhos, que se torna amarelada e impede a passagem da luz para a formação nítida das imagens na retina e consequentemente no cérebro. 

O único tratamento existente para retomar a visão reduzida pela catarata é cirúrgico, enfatiza Takashi Hida. “A cegueira provocada pela catarata é reversível a partir de uma cirurgia de implante de lente intraocular artificial”, sublinha.


Autor: Redação
Fonte: Assessoria de comunicação do HOB

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581