
“Veja o verão numa boa”! Este é o slogan de uma campanha que visa, sobretudo, alertar os veranistas gaúchos sobre a importância dos cuidados com a saúde visual. Realizada pelo Sindióptica-RS, com o apoio do Sesc e da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, a campanha acontece em formato de blitz nas praias do litoral norte e sul.
“As ações são focadas na prevenção e no combate ao uso de produtos ópticos de baixa qualidade e visam chamar a atenção para a importância da proteção aos olhos, principalmente, durante o período de veraneio. Durante as blitz são distribuído materiais educativos e promocionais informando sobre os malefícios que podem causar a exposição aos raios ultravioletas, principalmente no verão que chegam com maior intensidade e podem causar danos irreversíveis à saúde visual”, explica o presidente do sindicato e vice-presidente da Fecomércio-RS, André Roncatto.
Segundo ele, é essencial o uso de óculos solares com 100% de proteção UVA e UVB. Lentes de má qualidade apresentam ondulações entre outros fatores, causando distorções na visão e permitindo a dilatação da pupila – o que aumenta, em até 60%, a chance de ter catarata, patologia que pode levar à cegueira. Roncatto chama atenção para os óculos solares comercializados na beira das praias, onde praticamente 100% são óculos falsificados, ou ditos como réplicas, que chegam ao Brasil por menos de R$ 1,00 e são vendidos até R$ 25,00, “um verdadeiro crime contra a saúde visual da população”.
Enquanto as equipes de prevenção abordam os veranistas destacando que produtos ópticos falsificados trazem risco à saúde dos consumidores, representantes do Sindicato, com a ajuda dos órgãos públicos, percorrem as praias e centros comerciais do litoral buscando identificar mercadorias pirateadas. Segundo André Roncatto, o uso contínuo desse tipo de óculos pode causar lesão cumulativa afetando a retina e o cristalino, acelerando o processo de surgimento da catarata (opacidade do cristalino) e perdas tardias da qualidade da visão.
Saiba mais:
– Há 25 anos o Sindióptica-RS atua em prol da defesa do segmento óptico e da melhoria da saúde ocular dos brasileiros e, sobretudo, dos gaúchos.
– Suas atividades vão desde a prevenção ao combate à pirataria e à comercialização de produtos de baixa qualidade.
– A pirataria de produtos ópticos (como qualquer outra) é fruto da concorrência desleal.