.
 
 
Beber líquidos durante as refeições faz mal? Saiba mais
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


16/04/2012

Beber líquidos durante as refeições faz mal? Saiba mais

A ingestão de líquidos durante as refeições é um hábito bastante comum

A ingestão de líquidos durante as refeições é um hábito bastante comum, mas que pode causar efeitos bastante prejudiciais para a digestão. Seja com um suco de frutas, refrigerante ou até mesmo água, o consumo de bebidas  na alimentação tem impacto direto nas enzimas digestivas, que acabam diluídas e provocam um processamento dos alimentos e absorção dos nutrientes bem menos eficientes.

Dra. Daniela Jobst, nutricionista, acredita que o costume de ingerir bebidas durante as refeições trata-se apenas de um hábito. "O que acontece muito é que as pessoas não se hidratam durante o dia. Então, quando chega o momento da refeição, a pessoa lembra que precisa beber alguma coisa, mas não significa que o corpo tenha essa necessidade", explica.

Além de prejudicar a digestão, o consumo de bebidas gasosas, como refrigerantes, pode trazer impactos ainda mais prejudiciais, como dilatação do estômago e, consequentemente, sensação de inchaço, gases e até azia. Outro impacto comum pode ser a alergia alimentar, já que a má digestão prejudica a quebra das macromoléculas dos alimentos.

Recomendações de consumo

Existem recomendações de tempo para o consumo de bebidas atrapalhar menos a digestão. Antes da alimentação, deve-se aguardar pelo menos 10 minutos, enquanto a ingestão posterior deve ser feita somente a partir de duas horas. O motivo para as diferenças? Antes das refeições o líquido passa mais rápido pelo organismo, enquanto depois ele pode ficar "preso".

Segundo a Dra. Daniela Jobst, as quantidades também devem ser observadas com atenção, principalmente para quem não consegue abrir mão das bebidas nas refeições. "Eu recomendo uma reeducação. Por exemplo, se você toma uma lata de refrigerante durante as refeições, você tentará diminuir a quantidade até chegar a um nível mínimo que seja bem menor do que aquele que você bebia anteriormente", indica.

Consumo de chá-verde

Uma prática recorrente para quem pretende emagrecer é a ingestão de chá-verde, que pode contribuir bastante nesse processo. Rica em catequina, um fitoquímico antioxidante e termogênico, a folha do chá-verde acelera o metabolismo e faz o corpo queimar gordura com mais intensidade e facilidade.

No entanto, há um alerta feito pela Dra. Daniela Jobst: o consumo deve ser (feito - excluir)preferencialmente antes das refeições. "A ingestão pode trazer dois problemas. O primeiro diz respeito ao processo da digestão que já dissemos anteriormente. O segundo é que o chá-verde pode provocar a perda da vitamina C e do ferro", ressalta.

Dra. Daniela Jobst é nutricionista e pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional e Bioquímica do Metabolismo pela VP/Consultoria Nutricional/Divisão de Ensino e Pesquisa, especialista em Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e do Instituto de Medicina Funcional dos EUA. www.nutrijobst.com


Autor: Dra. Daniela Jobst
Fonte: idmed

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581