.
 
 
Pimentões apresentam maior concentração de agrotóxicos
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


20/04/2012

Pimentões apresentam maior concentração de agrotóxicos

Veja algumas dicas sobre como cuidar dos alimentos

Os agrotóxicos são usados em frutas e verduras para impedir a ação de seres nocivos. Porém, se os agricultores não tiverem alguns cuidados durante o uso, estes produtos podem afetar a saúde de quem ingere esses alimentos.

Conforme explica a Engenheira dos Alimentos Eliane Marta Quinoñes, coordenadora do curso de Engenharia da Unimes (Universidade Metropolitana de Santos), existem três tipos de intoxicação: aguda, subaguda e crônica. Na aguda os sintomas surgem rapidamente. Na intoxicação subaguda os sintomas aparecem aos poucos, como dor de cabeça, dor de estômago e sonolência. "Já a intoxicação crônica pode surgir meses ou anos após a exposição, causando alterações na função dos hormônios da tireóide, antecipação da primeira menstruação, diminuição da fertilidade masculina e até desenvolvimento de alguns cânceres", diz.

Quem tem a função de regulamentar e permitir o uso dos agrotóxicos em um nível aceitável é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em 2001 o órgão iniciou um programa de fiscalização que tem como objetivo de analisar os alimentos de forma a prevenir agravos à saúde da população pela exposição aos agrotóxicos.

Na última análise, composta por 18 alimentos diferentes, o campeão de irregularidades foi o pimentão: 92% das amostras apresentaram agrotóxicos acima do limite e substâncias não autorizadas pela agência.

A nutricionista da Amil Selma Lopes e também personal diet acredita que o ideal é consumir produtos que sejam orgânicos. "Esses alimentos mantêm suas características primárias como a prevenção de substâncias cancerígenas e radicais livres. Eles podem ser encontrados em mercados e hortifrutis. Até na horta tradicional é possível manter uma alimentação de qualidade e ainda de baixo custo."

Mas apenas comprar alimentos orgânicos muitas vezes não é viável, por isso a nutricionista Viviane Paixão, consultora da Galgani Farmácia de Manipulação, nos dá algumas dicas sobre como cuidar dos alimentos.

"Antes de serem lavados, os alimentos devem ser colocados na geladeira por duas horas. Isto é necessário porque as frutas e hortaliças, quando em contato com a água na mesma temperatura, absorvem as impurezas na casca. Então, para evitar esse risco, elas precisam estar geladas na hora em que forem lavadas", explica.

Ainda em baixa temperatura, as frutas e hortaliças devem ser colocadas numa solução de uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água. Ou, se preferir, numa solução de 50 mililitros de vinagre para cada litro de água. "Os alimentos devem permanecer submersos por cerca de 10 minutos. Ainda existe a opção de deixá-los de molho em pastilhas de cloro".

A Dra. Viviane também alerta que, infelizmente, esses cuidados não zeram a quantidade de agrotóxicos, mas pelo menos diminui a concentração deles presente nos alimentos.

Confira o top 10 dos alimentos apresentaram excesso de agrotóxicos, segundo estudo da Anvisa:

1º - Pimentão
2º - Uva
3º - Pepino
4º - Morango
5º - Couve
6º - Abacaxi
7º - Mamão
8º - Alface
9º - Tomate 


Autor: Redação
Fonte: Terra - Vila Mulher

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581