.
 
 
Técnicas de medicina fetal auxiliam no diagnóstico e tratamento de doenças em bebês em formação
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


22/05/2012

Técnicas de medicina fetal auxiliam no diagnóstico e tratamento de doenças em bebês em formação

Utilizando técnicas adequadas, é possível medir riscos de Síndrome de Down intra-útero

Médica Alice Calone da Mamorad

Foto: Marcelo Matusiak

As gestantes e futuros papais sabem o que é a medicina fetal? Trata-se de uma área de atuação ainda considerada nova na medicina brasileira, que permite examinar o bebê ainda dentro da mãe, em busca de diagnosticar doenças e más formações. Além disso, existem técnicas específicas para a realização de tratamentos no feto ainda dentro da barriga.

Para detectar as doenças com antecedência, a tradicional ecografia ainda é a mais utilizada. Porém, o exame não-invasivo recebe inovações tecnológicas constantes. Se antigamente o exame era utilizado apenas para visualizar o tamanho e posição do bebê, atualmente é possível realizar um mapeamento cromossômico e verificar se há riscos de síndromes genéticas e malformações com bastante antecedência.

A técnica verifica medidas de diversas partes do corpo da criança, permitindo assim, saber se o filho com apenas seis centímetros de comprimento tem grandes ou pequenos riscos de possuir Síndrome de Down. Em Porto Alegre, este serviço é oferecido pela Mamorad.

- A ecografia não oferece riscos para a mãe ou o feto, e com este exame simples, é possível saber sobre diversas alterações na formação do bebê. A técnica permite o diagnóstico e tratamento de fetos ainda intra-útero, e se necessário, a realização de tratamento logo após o parto. Hoje não precisamos mais esperar o nascimento do bebê para saber sobre certas complicações e malformações - explica a médica , especialista em medicina fetal da Mamorad, Alice Calone.

Também através da ecografia é possível saber até se o bebê sofre de anemia, casos que podem acontecer em algumas gestações em que há incompatibilidade entre o sangue materno e fetal. Utilizando o recurso da Dopplerfluxometria, é viável verificar o fluxo do sangue na cabecinha do bebê, evitando exames invasivos. Após realizar a medição, é possível verificar se a doença existe, e avaliar a necessidade de realizar a transfusão sanguínea ainda intra-útero, ou apenas administrar a gestação com maior atenção.

No decorrer da gravidez, é importante realizar todos os exames solicitados pelo obstetra e verificar a saúde do bebê até o final da gestação. Ao detectar algum problema, com técnicas da medicina fetal, é possível realizar tratamentos ainda dentro do útero. Ter conhecimento sobre as más formações pode auxiliar inclusive no tratamento psicológico dos pais, que ao receber a notícia com antecedência, terão acompanhamento profissional para receber o bebê de forma adequada.

Exames

Foto: Rafael Dias Borges

Mamorad

A Clínica Mamorad está situada em Porto Alegre, no bairro Bela Vista. A empresa tem 19 anos de atividade, passando por diversas transformações, sempre voltada ao diagnóstico por imagem das mamas. Foi a primeira clínica do Brasil idealizada com o foco exclusivo na mulher e no exame de mamografia, que continua sendo o método mais eficaz na detecção precoce do Câncer de Mama. A concepção do modelo da clínica foi criação de Radiá Pereira dos Santos, que há mais de 30 anos se dedica exclusivamente ao diagnóstico radiológico das doenças mamárias, pois possui o título de especialista em radiologia e mastologia, pelas respectivas entidades de especialidade médica oficiais. 


Autor: Redação
Fonte: PlayPress Assessoria de Imprensa

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581