.
 
 
Glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no Brasil
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


30/05/2012

Glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no Brasil

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que cerca de 65 milhões de pessoas no mundo já tiveram glaucoma. 900 mil são brasileiras

A doença é provocada pelo aumento da pressão no olho, o que provoca uma lesão no nervo óptico e no campo visual, podendo levar à cegueira se não for tratada adequadamente.

Existem diversos tipos de glaucoma. O congênito é um dos mais raros e atinge os recém-nascidos. Nesse caso, os bebês apresentam globos oculares aumentados e córneas embaçadas.

O glaucoma secundário pode decorrer de doenças como diabetes, uveítes, catarata avançada, traumas ou uso de corticoides. Já o agudo acontece porque a pressão interna do olho se torna muito alta, causando perda súbita da visão.

O glaucoma primário é o mais comum, representa 80% dos casos, e atinge principalmente pessoas acima dos 35 anos de idade. Ele é causado por uma obstrução de escoamento do humor aquoso, líquido que se localiza dentro do olho. Tem como característica a perda da visão periférica, aquela que permite enxergar objetos que estão ao nosso redor. Esse tipo costuma não apresentar sintomas,e por isso a pessoa só percebe quando começa a perder grande parte do campo visual.

Segundo o oftalmologista Felipe Bakowicz, se a doença não for diagnosticada rapidamente, e tratada de forma adequada, a pessoa pode ficar cega. "Por ser uma doença silenciosa é muito importante realizar o exame oftalmológico periodicamente, pois dessa forma é possível detectar e tratar precocemente a doença, aumentando assim as chances de controle" enfatiza.

Pessoas com alto grau de miopia, acima de 40 anos, diabéticos, ou que tenham parentes com glaucoma, devem dar uma atenção especial aos exames de rotina, pois estão mais propensas a desenvolver a doença.

Na maioria dos casos, o tratamento é feito por meio de colírios, que têm a função de diminuir a pressão ocular. Bakowicz enfatiza que alguns casos requerem cirurgias, que podem ser tradicionais ou a laser. "É importante lembrar que os tratamentos não devolvem a visão que foi perdida. Eles têm por objetivo evitar a progressão da doença", explica.

De acordo com a OMS, a cada ano cerca de 2,4 milhões de novos casos de glaucoma são registrados no mundo.


Autor: Redação
Fonte: Dinâmica comunicação empresarial

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581