.
 
 
Tratamento com acupuntura evita que a asma se torne crônica
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


27/06/2013

Tratamento com acupuntura evita que a asma se torne crônica

Ventos frios e baixa umidade do ar aumentam as crises de asma

O Brasil é tipicamente conhecido pelo clima seco no inverno - o que resulta nesta época do ano, no aumento das queimadas e na baixa umidade do ar. Para tanto, isso deve ser um alerta para os 35% dos brasileiros que sofrem com doenças alérgicas. Em destaque fica a asma, que atinge 16 milhões de pessoas e é o principal motivo de internações no SUS (Sistema Único de Saúde), segundo dados do Ministério da Saúde.

A asma caracteriza-se pela inflamação das vias aéreas e seu estreitamento, causando dificuldades respiratórias, como destaca a acupunturista da Clínica Reacciona, Luciana Meneghel. “Sua fisiopatologia está relacionada com a interação entre fatores genéticos e ambientais e se manifestam com crises de falta de ar devido ao edema da mucosa brônquica, a hiperprodução de muco e contração da musculatura lisa nas vias aéreas, com consequente diminuição de seu diâmetro”.

A doença, por sua vez, pode acometer o indivíduo em qualquer idade, porém é mais comum que aconteça durante a infância e a adolescência. “Os sintomas aparecem de forma cíclica com períodos de piora, através de tosse, que pode ou não estar acompanhada de alguma expectoração (catarro), dificuldade respiratória com dor ou ardência no peito, além de chiado (sibilância)”, esclarece Luciana.

“Com o recurso terapêutico da Medicina Tradicional Chinesa, é possível reduzir os sintomas com conseqüente redução das crises de broncoespasmo, e proporcionar uma melhora da qualidade de vida do paciente. Além disso, retarda a evolução da alergia e evita que a asma se torne crônica. Porém, se o paciente já apresentar este quadro crônico, a técnica diminui a intensidade das crises e aumenta o espaço entre elas”, aponta a acupunturista.

Para o paciente Ivan Prezotto, 62, que a mais de 10 anos sofre com os sintomas da asma, o tratamento com a acupuntura só trouxe benefícios. “As crises de asma eram constantes, os remédios colaboravam, mas não eram suficientes para conter a falta de ar e o cansaço. Com um pouco mais de um ano de tratamento com a acupuntura, hoje faço caminhadas e tenho uma vida melhor”, comenta.

O tratamento consiste na inserção de agulhas em pontos que ativam os canais energéticos do organismo e que ajudam a comandar as funções, estimulam a produção de analgésicos naturais e fortalecem o sistema imunológico. “As sessões são realizadas semanalmente e duram em média uma hora. Neste tempo o paciente é avaliado e, em seguida, são punturadas as agulhas que permanecem por 30 minutos”, explica.

Sobre a Clínica Reacciona

nada pelos fisioterapeutas Felipe Yamaguchi e Gabriel Boal, a Clínica Reacciona foi idealizada e projetada para oferecer um atendimento de qualidade em um ambiente tranqüilo e aconchegante. Sinônimo de bem estar, o espaço conta com todas as ferramentas necessárias e os equipamentos mais modernos para proporcionar um tratamento eficaz e definitivo. A equipe da Clínica Reacciona é composta por profissionais formados e especializados nas áreas de osteopatia, fisioterapia e nutrição. Todos, com um amplo currículo, estão prontos e aptos a apresentarem os melhores resultados dentro das funções estabelecidas, sempre visando o bem estar e a melhora do paciente. A ética profissional, a competência e o conhecimento adquirido através de anos de estudo e dedicação, fazem da Clínica Reacciona um espaço completo e totalmente capacitado.


Autor: Daniele Zanin
Fonte: DeCastro Assessoria de Imprensa

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581