.
 
 
Osteopatia e acupuntura para o tratamento da fibromialgia
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


21/08/2012

Osteopatia e acupuntura para o tratamento da fibromialgia

No Brasil são mais de quatro milhões de pessoas vítimas dos sintomas da fibromialgia

Queixas múltiplas de dores intensas e difusas como fadiga exagerada, distúrbios do sono, dores de cabeça e alterações intestinais são alguns dos sintomas que acometem mais de quatro milhões de brasileiros, através da fibromialgia. A causa é desconhecida, porém, estudos indicam que essa doença pode estar relacionada com o funcionamento intestinal (constipação e/ou diarréia) e está atribuída a fatores somato-emocionais, que são dores relacionadas a processos emocionais vividos.

 

Não existem exames que acusem essa patologia. Apenas com a consulta médica é possível dar um diagnóstico preciso, como destaca o osteopata da Clínica Reacciona, Felipe Yamaguchi. “A avaliação para saber se o individuo sofre, ou não, de fibromialgia é realizada através da sensibilidade do paciente em alguns pontos do corpo pressionados pelo médico e do uso de um questionário”, fala.

 

Nestes casos, o tratamento com a osteopatia foca na origem da dor. “Como as dores são muitas e em lugares variados, identifica-se a que gera mais dor ao paciente, ou aquela que se iniciou primeiro. Com isso, o osteopata analisa se as demais dores podem ter relação com a que é considerada, pelo paciente, a queixa principal e, em seguida, propõe o tratamento”, comenta o osteopata, Gabriel Boal.

 

Para tanto, Felipe destaca a forma de como o tratamento é aplicado. “Normalmente acontece uma vez por semana, com variações, isso vai depender de cada caso. A individualidade e a forma de abordagem terapêutica devem ser respeitadas para cada paciente, não só para a fibromialgia, mas em qualquer patologia”.

 

Outra forma de tratamento para os sintomas da fibromialgia é a acupuntura - que oferece um reequilíbrio através da inserção de agulhas em pontos estratégicos onde estão localizados os canais energéticos, também conhecidos como meridianos. “A acupuntura melhora a qualidade do sono, estimula a produção de serotonina e endorfina e combate a depressão, a ansiedade e a diminuição da dor”, esclarece a acupunturista, Luciana Meneghel.

Recomendações

Em ambos os tratamentos é importante seguir algumas recomendações para que haja uma melhora significativa nos sintomas da fibromialgia. Os especialistas alertam para a realização de exercícios físicos, como caminhadas ou natação – que aumentam a produção de endorfina e melhoram a oxigenação muscular, além de alongamentos que aliviam as sensações de dores provocadas pela contração muscular.  


Autor: Daniele Zanin
Fonte: Daniele Zanin

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581