.
 
 
Técnicas de RPG proporcionam equilíbrio muscular aos atletas
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


19/09/2012

Técnicas de RPG proporcionam equilíbrio muscular aos atletas

Para as dores e má postura decorrentes dos esportes, a prática da RPG estabelece um equilíbrio muscular

Em ano de Olimpíadas, disposição e preparo são ferramentas fundamentais aos atletas. Afinal, toda atividade física exige treinamento específico e disciplina para que não haja complicações posturais, como esclarece o fisioterapeuta, Eduardo Benites. “Todo exercício que predispõem apenas um lado do corpo pode provocar desvios posturais como, por exemplo, a escoliose. Além disso, muitos atletas que buscam melhor performance física submetem-se à situações extremas, provocando, muitas vezes, posturas inadequadas e um encurtamento muscular da área exigida.

Outro problema muito comum é o enrijecimento muscular que afeta as articulações e limitam os movimentos e a funcionalidade do corpo, causando dores. Para tanto, o tratamento com a RPG (reeducação postural global) promove um alongamento da musculatura e alivia as dores melhorando o movimento exigido na prática do esporte. “Um músculo encurtado diminui a amplitude de movimento e, consequentemente, a sua potência, uma vez que funciona como um elástico que quanto mais estirado mais força tem para encurtar. Assim, a prática da RPG proporciona o equilíbrio muscular em todo corpo do atleta, melhorando seu rendimento”, fala Benites.

O tratamento é realizado com uma avaliação global da postura do paciente para identificar as que estão inadequadas e saber quais grupos musculares são responsáveis por elas. “A terapia é feita através de posturas ativas onde o fisioterapeuta interage o tempo todo, corrigindo e incentivando o paciente a tomar consciência da postura correta. Estas visam o equilíbrio do tônus muscular e o alongamento de cadeias musculares que estão em estado de encurtamento”, explica Eduardo.

Por outro lado, Benites alerta para os que têm alguma predisposição que impeça o tratamento com RPG. “A RPG é contra-indicada para pessoas com alteração do cognitivo, como por exemplo, o Mal de Alzheimer, visto que o paciente não tem condições de cooperar com fisioterapeuta na sessão. Além disso, as grávidas no primeiro trimestre gestacional são suspensas para a realização de qualquer tipo de atividade cinesioterápica”, conclui. 


Autor: Daniele Zanin
Fonte: DeCastro Assessoria de Imprensa

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581