.
 
 
O que é Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade?
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


07/11/2012

O que é Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade?

Pais e Professores têm dúvidas sobre a doença que atinge cerca de 5,29% de pessoas em todo o mundo*

O TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) é uma desordem relacionada às habilidades de aprendizagem e ao convívio social. A cada ano, mais e mais informações surgem sobre o tema, chamando a atenção de pais, educadores, médicos e de toda a sociedade.

As dúvidas, curiosidades e diversas interpretações sobre a doença também se multiplicam. Há quem se pergunte se TDAH é apenas uma doença moderna e comportamental, resultado do excesso de informações com que as crianças são bombardeadas pela mídia e pela internet todos os dias.

Para o Dr. Guilherme Polanczyk (CRM SP142725), professor de Psiquiatria da Infância e Adolescência da Faculdade de Medicina da USP, é fato que diversos estímulos ao mesmo tempo comprometem a nossa capacidade de concentração e de finalizarmos tarefas, no entanto, essa questão comportamental não deve ser confundida com o TDAH.

Segundo Polanczyk, ainda muito se estuda a respeito das possíveis causas do TDAH. Alguns estudos sugerem que o transtorno está relacionado a alterações na região frontal do cérebro - responsável pelo controle do comportamento, capacidade de prestar atenção, memória, autocontrole, organização e planejamento - e suas conexões com o resto do cérebro.

Essas possíveis alterações estão diretamente relacionadas aos neurotransmissores dopamina e noradrenalina, que passam informações entre células nervosas (neurônios). Ou seja, há questões biológicas envolvidas na manifestação do TDAH.

Sintomas

Para fazer um diagnóstico correto de TDAH, o médico precisa analisar cuidadosamente diversos sintomas combinados, como, por exemplo, inquietude e dificuldade de concentração, que geram pouca paciência para estudar, agitação e uma capacidade incrível de fazer muitas coisas ao mesmo tempo e dificuldade de terminá-las. Na fase adulta, também aliada a outros sintomas, pode haver dificuldades de entrada no mercado de trabalho e de iniciar e manter relacionamentos afetivos.

Causas

Alguns fatores são considerados possíveis predisponentes, tais como certas substâncias ingeridas na gravidez, principalmente tabaco, baixo peso ao nascimento, sofrimento fetal e exposição ao chumbo na infância e outros. Hoje em dia, de fato, já foram identificados genes relacionados ao TDAH, o que reforça a teoria da causa neurobiológica e não sociocultural, como alguns ainda acreditam.

Diagnóstico

É importante que o diagnóstico seja feito ainda na infância, quando a criança está formando o seu ciclo social e sendo alfabetizada. O diagnóstico do TDAH deve ser feito por um médico especialista, geralmente neurologista, psiquiatra ou pediatra especializado na área de desenvolvimento, que por meio de entrevista, observação e aplicação de questionário específico com 18 pontos (padrão adotado da DSM-IV-TR) poderá confirmar o diagnóstico clínico.

Referência:

*POLANCZYK, G. ; LIMA, M. ; HORTA, B. ; LA, Rohde . The worldwide prevalence of ADHD: What are the real sources of variation in its estimates. A systematic review and meta-regression analysis.. In: 16th World Congress of the International Association for Child and Adolescent Psychiatry and Allied Professions, 2004, Berlim. Proceedings of the 16th World Congress of the International Association for Child and Adolescent Psychiatry and Allied Professions, 2004.

Sobre a Shire

Especialista em biofarmácia e líder mundial no tratamento de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), a Shire é uma empresa anglo-americana de presença global, dividida em duas unidades de negócios no Brasil: Specialty Pharmaceuticals e Human Genetic Therapies (HGT). A atuação está concentrada nos tratamentos para o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, doenças gastrointestinais, renais e genéticas. É a 3ª maior indústria farmacêutica da Inglaterra e uma das biofarmacêuticas que mais crescem no mundo. A empresa fechou 2011 com aumento de receita e de vendas. No ano passado, as comercializações globais do laboratório cresceram 26%, o que proporcionou à companhia um faturamento de US$ 4 bilhões. Para mais informações sobre a Shire, acesse o site www.shire.com.br ou www.shire.com 


Autor: Imprensa
Fonte: Fundamento Comunicação Corporativa

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581