.
 
 
Alimentos com flavonoides e polifenóis não afetam saúde de fetos em formação
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


22/11/2012

Alimentos com flavonoides e polifenóis não afetam saúde de fetos em formação

Sogirgs contesta extrapolações de estudo recente publicado pelo Instituto de Cardiologia

Ainda não existem comprovações científicas de que a ingestão de certos alimentos possa prejudicar o desenvolvimento do bebê em formação de maneira inequívoca. A Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Rio Grande do Sul (Sogirgs) contesta que a pesquisa recentemente divulgada pelo Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul, que afirma que o consumo de alimentos ricos em polifenóis e flavonoides, se ingeridos no terceiro trimestre de gestação, poderiam trazer riscos ao feto que se encontrava previamente saudável.

- O estudo do Instituto de Cardiologia traz à comunidade científica novas observações sobre o uso de alimentos com polifenóis onde pode haver alterações do fluxo na circulação do feto. Contudo, existem estudos bastante recentes demonstrando que os polifenóis também podem melhorar o estresse oxidativo nas placentas e ser benéfico, especialmente em gestações de risco como gestantes com diabete ou hipertensão arterial - explica o conselheiro da Sogirgs, José Geraldo Lopes Ramos.

A Sogirgs considera que o trabalho não é conclusivo e não foi estudado de maneira adequada para transformá-lo em uma orientação médica a ser adotada pelas pacientes.

- Trata-se de uma excelente pesquisa realizada em uma entidade séria e capaz. Mesmo assim, não é possível concluir que através deste estudo, deveremos pedir que as gestantes inglesas abandonem os chás, as italianas deixem de tomar suco de uva, as americanas os de laranja e as gaúchas, de apreciar um chimarrão. São costumes adotados há muitos anos, que nunca geraram consequências em massa. Entre encontrar uma evidência científica e isso ser utilizado para toda uma população existe um longo caminho a ser percorrido. Devemos ter responsabilidade na divulgação das pesquisas, para evitar polêmicas - conclui José.

Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Rio Grande do Sul

A Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Rio Grande do Sul (Sogirgs), em atividade há mais de 60 anos, tem como objetivo representar os especialistas nesta área médica, promover sua qualificação e constante atualização com os estudos deste campo de atuação. Para isso, promove, periodicamente, cursos na capital e no interior do Estado. Sua tradicional programação científica reúne profissionais reconhecidos nacional e internacionalmente para palestras, debates, seminários, jornadas e conferências. 


Autor: Rafael Dias Borges
Fonte: PlayPress Assessoria de Imprensa

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581