.
 
 
Água previne casos de cálculo renal
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


30/01/2013

Água previne casos de cálculo renal

Especialista da Amecs aconselha ingerir um litro da bebida por dia

Durante o verão, com o aumento das temperaturas, o corpo tende a transpirar mais. Obter uma boa alimentação e ingestão de água torna-se essencial. Além de manter o corpo hidratado, pode evitar as famosas pedras nos r ins. Segundo o presidente do departamento de urologia e nefrologia da Associação Médica de Caxias do Sul (Amecs), Dirceu Reis da Silva, as populações que vivem em zonas de calor apresentam maior frequência de cálculos renais.
 
A doença, conhecida popularmente como pedras nos rins, é uma formação endurecida, que se inicia como um pequeno cristal e cresce até atingir tamanho suficiente para causar dor ao paciente. Para Silva, a principal causa é o excesso de cálcio na urina. Outros motivos menos comuns são o excesso de ácido úrico, oxalato, a falta de citrato, além de componentes mais raros.
 
O principal sintoma é uma dor forte, somente de um lado do corpo e geralmente se instala nas costas ou na barriga. "Alguns pacientes atingidos por esta situação tem dificuldade em definir o lado da dor quando estão nos momentos piores da crise", complementa.
 
Silva explica que em alguns casos, o cálculo renal pode causar ainda infecção urinária de difícil resolução ou mesmo sangramento na urina. "Algumas pessoas com muitos cálculos ao longo da vida, podem até mesmo ter insuficiência renal e ter de fazer diálise e transplante".
 
Para diagnosticar a doença no paciente são realizados exames para avaliar o formato dos rins, como imagem, ecografia, radiografia e tomografia. Atualmente é pouco comum a realização de cirurgia convencional. Para os cálculos que se prevê que exista eliminação espontânea, o paciente é orientado a utilizar medicamentos para dor e facilitadores da eliminação. Já os casos em que há dificuldade da pedra sair sozinha, por conta do tamanho ou formato, existem vários recursos que podem ser feitos, como Ondas de Choque (conhecido como laser), procedimentos endourológicos (que nos dão acesso ao cálculo através da uretra) e cirurgias chamadas percutâneas.
 
Segundo Silva, para evitar o cálculo renal é necessário consumirmos pouco sal na alimentação, ingerir mais de um litro de água ao dia, fazer exercícios fiscos e expor-se ao sol. "Também é indicado comer quantidades moderadas de carnes, (uma porção ao dia já é suficiente) e tomar leite e derivados duas vezes ao dia. São dicas valiosas para se proteger das pedras nos rins".

Autor: Juçara Tonet Dini/Carolina Knob
Fonte: Dinâmica Comunicação Empresarial

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581