.
 
 
Cuidados para ver o mundo com outros olhos
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


04/04/2013

Cuidados para ver o mundo com outros olhos

No Dia Mundial da Saúde o docente do Senac Passo D’Areia ensina dicas para cuidar dos olhos

Engana-se quem pensa que é somente a pele que precisa estar protegida contra a radiação ultravioleta (UV). No Dia Mundial da Saúde, comemorado neste dia 7 de abril, o professor do curso Técnico em Óptica do Senac Passo D’Areia Paulo Roberto de Vargas de Campos, ensina que os olhos também precisam de cuidados especiais com esta exposição. Confira as dicas:

Segundo o docente as formas de proteção são simples: óculos solar, boné, chapéu ou viseira. A exposição aos raios UV podem causar danos a curto e longo prazo, como explica Campos: “A curto prazo pode causar desconforto, ofuscamento, imagens embaçadas, vermelhidão dos olhos, lacrimejo excessivo, maior sensibilidade a luz, inflamações e fotoqueratite. Mas é a longo prazo que os danos podem ser irreversíveis, como a degeneração macular, catarata, pterígio e câncer de pele ao redor dos olhos”.

O que se deve ter cuidado na hora da proteção é com a procedência dos óculos solar. “A lente deve ter a quantidade correta de proteção UV. Para isso, é indispensável que você procure um estabelecimento que possua um técnico em óptica que seja habilitado para lhe auxiliar a escolher o melhor modelo”, avalia o docente. Para os usuários de lentes de contato é importante escolher os modelos que possuem filtro protetor a radiação. Mesmo assim, continua sendo necessário o uso de proteção extra (boné ou óculos solar).

Além desses acessórios de proteção, o docente também destaca alguns alimentos que possuem luteína. Essa substância ajuda a evitar que a luz azul atinja as células do olho e danifique o tecido posterior da retina, desta forma a proteção fica ainda mais fortalecida. “Frutas e legumes amarelos ou alaranjados atuam como antioxidantes para a proteção das células. Entre eles estão: repolho, espinafre, brócolis, entre outros”, ensina Campos.

Sobre a Fecomércio-RS

A Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Rio Grande do Sul é uma entidade sindical, que atua no âmbito econômico, político e social em prol da constante qualificação e crescimento do setor terciário gaúcho. A Fecomércio-RS possui hoje 112 sindicatos filiados e representa mais de 580 mil empresas, geradoras de aproximadamente 1,3 milhão de empregos formais. Atualmente, o Sistema Fecomércio-RS reúne os braços operacionais dos setores de comércio e serviços, Sesc/RS e Senac-RS e conta também com o Instituto Fecomércio de Pesquisa (Ifep) e com o Centro do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RS (Ccergs). Mais informações pelo www.fecomercio-rs.org.br.

Sobre o Senac-RS

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-RS) é uma organização de educação profissional que tem o objetivo de colaborar na obra, difusão e aperfeiçoamento do ensino profissional no setor terciário da economia/comércio e serviços. Sua missão é "educar para o trabalho em atividades de comércio de bens, serviços e turismo". Há mais de 60 anos instalado no Rio Grande do Sul, o Senac-RS é administrado pela Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado (Fecomércio), entidade que conta com 112 sindicatos filiados, representando mais de 580 mil empresas. O Senac-RS possui 38 escolas, três faculdades e 21 Balcões Sesc/Senac, somando mais de 60 pontos de atendimento no Rio Grande do Sul. 


Autor: Redação
Fonte: Enfato multicomunicação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581