.
 
 
Até os 6 meses, só leite materno
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


23/04/2013

Até os 6 meses, só leite materno

Pediatra explica porque a amamentação deve ser exclusiva nos primeiros meses de vida

Por mais que se bata muito nesta tecla, nunca é demais dizer: só leite materno até os seis meses de vida. De acordo com o pediatra da Amhpla, Dr. Paulo Canto Bonilha, “o leite materno é rico em água, açúcar e gordura, portanto, ideal para dar saciedade e ganho de peso ao bebê”. Ele explica também que “antes desse período o sistema digestivo ainda não está amadurecido para receber outro tipo de alimento, e, se isso acontecer, pode resultar em constipação intestinal, diarreia e cólica, por exemplo”.

No entanto, na opinião do especialista, por causa da vida moderna, da rotina e do trabalho, muitas mães vão ao consultório em busca de alternativas. “É possível manter sim a amamentação. A mãe pode retirar e armazenar devidamente o leite, e ir dando-o nos horários normais das mamadas”. Dicas como armazenar o leite na temperatura correta, em recipientes muito bem higienizados e pequenos, e não reutilizá-lo depois de descongelado são algumas das orientações. “Claro que sempre com orientação e acompanhamento do médico para o ganho ideal de peso do bebê”, completa.

Felizmente, para o pediatra, as mães de hoje têm estado mais conscientes com relação à importância da amamentação. "Elas priorizam mais o leite materno, e amamentam, em média, até os oito meses de vida do bebê".

Depois dos 6 meses

A partir de então, o bebê começa a diminuir as mamadas, adquirir o hábito da mastigação e precisar de nutrientes que não têm no leite. “Deve-se introduzir, aos poucos, um alimento por vez e ir aumentando a consistência, começando com sucos e papinhas de frutas naturais. Depois, vêm os legumes em forma de sopinhas mais pastosas e cereais, como um arroz amassadinho e caldinho de feijão, sempre se lembrando de observar bem as reações do bebê em relação aos alimentos, até chegar às carnes”, orienta a nutricionista da Amhpla, Juliana Agosta.

Dar os alimentos em pequenas quantidades, sempre frescos e preparados no dia, também é uma dica importante, pois é preciso respeitar o organismo ainda sensível do bebê. “A dica é oferecer de tudo, principalmente vegetais e frutas, e comer junto com a criança, o mesmo que ela come, ou seja, comer vegetais e frutas sempre para que ela não deixe de gostar. O exemplo dos pais em relação aos bons hábitos é fundamental para que a criança cresça querendo comer de tudo” finaliza Juliana.

Sobre a Amhpla Cooperativa de Assistência Médica

A Amhpla Cooperativa Médica iniciou as atividades em 1985, com o ideal de oferecer um atendimento médico diferenciado para empresas. No ano seguinte, expandiu suas áreas de atuação com o atendimento também aos planos familiares. Sensível às tendências de mercado e às necessidade da região, a Amhpla levou seu alto padrão em saúde às cidades de Rio das Pedras, Charqueada, São Pedro, Capivari, Monte Mor, Tietê, Cerquilho, Laranjal, além de firmar parcerias com Limeira, Americana e Campinas. Por isso, a empresa tem fixado participação cada vez maior no mercado, mantendo com seus conveniados através de um atendimento humanizado, uma relação sólida e estreita. Para saber mais, acesse: www.amhpla.com.br


Autor: Daniella Rolim
Fonte: Decastro Assessoria

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581