.
 
 
Móbiles nos berços auxiliam no processo do desenvolvimento do raciocínio na primeira infância
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


25/04/2013

Móbiles nos berços auxiliam no processo do desenvolvimento do raciocínio na primeira infância

Brinquedos auxiliam no processo cognitivo

Apesar de parecerem apenas mais um brinquedinho, os móbiles nos berços podem auxiliar a criança no processo do desenvolvimento do aprendizado. De acordo com a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), os adereços não são imprescindíveis, uma vez que a interação com uma pessoa também desenvolve estes sentidos, mas certamente auxiliam no raciocínio dos pequenos.

- Os móbiles auxiliam na cognição, muito mais pela funcionalidade de seus movimentos em relação à ação da criança, ativa e participativa do processo, do que pelo objeto em si. Estes adereços não podem ter a atribuição de substituir as interações pessoais, entre o cuidador e o bebê - explica o coordenador do Comitê Científico de Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento da SPRS, Renato Coelho.

É quando o bebê está sozinho no berço, em sua fase de vigília, atento e tranquilo, que os móbiles auxiliam no estímulo dos órgãos sensoriais da criança. Este primeiro contato se inicia pelo apelo visual, forma, cor e como os brinquedinhos se movimentam, primeiramente através dos impulsos do vento e logo mais, por ação direta das mãozinhas. Então, o pequeno explorador percebe que sua ação motora incide em alterações nos giros do móbile, e isso lhe causa prazer, então ele repete. Este é o processo de cognição, que através deste ato foi exemplificado por Jean Piaget, um epistemólogo suíço que dedicou sua obra a decifrar como montamos e adquirimos o conhecimento, desde a primeira infância.

Todavia, é necessária a atenção dos pais ao adquirir estes objetos. Em hipótese alguma, os responsáveis devem deixar a criança sozinha com objetos que possam soltar peças pequenas, pois o bebê pode se asfixiar ou degluti-las.

Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul

A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul foi fundada em 25 de junho de 1936 com o nome de Sociedade de Pediatria e Puericultura do Rio Grande do Sul pelo Prof. Raul Moreira e um grupo de médicos precursores da formação pediátrica no Estado. A entidade cresceu e se desenvolveu com o espírito de seus idealizadores, que, preocupados com os avanços da área médica e da própria especialidade, uniram esforços na construção de uma entidade que congregasse os colegas que a cada ano se multiplicavam no atendimento específico da população infantil. Atualmente conta com cerca de 1.750 sócios, e se constitui em orgulho para a classe médica brasileira e, em especial, para a família pediátrica. 


Autor: Rafael Dias Borges
Fonte: PlayPress Assessoria de Imprensa
Autor da Foto: Marcelo Matusiak

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581