.
 
 
Armazenar mamografias anteriores é fundamental no combate ao câncer de mama
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


18/06/2013

Armazenar mamografias anteriores é fundamental no combate ao câncer de mama

Iniciativa pode permitir o diagnóstico precoce e aumentar as chances de cura

Na batalha contra o câncer de mama, já é senso comum a indispensável realização de mamografias anualmente. Porém, tão importante quanto submeter-se ao procedimento, é guardar os exames de imagem para o futuro. Esta iniciativa permite que o radiologista efetue um estudo comparativo entre os resultados anteriores e atuais, evitando diagnósticos falsos e promovendo a descoberta precoce da doença.

- Às vezes uma alteração no exame pode nos chamar a atenção, mas quando comparamos com os resultados anteriores, vemos que o achado já estava lá. Logo, não é necessário realizar um procedimento intervencionista - explica a diretora-médica da Mamorad, Radiá Pereira dos Santos.

Esta medida é fundamental para as mulheres que já foram operadas em virtude do câncer mamário. Este estudo comparativo soma segurança ao diagnóstico, uma vez que é possível encontrar com facilidade novas manifestações do problema. Quanto mais cedo o diagnóstico, melhores as chances de cura.

- Isso também vale para a mamoplastia redutora. Nessas cirurgias, a mama sofre alterações na forma e, durante a cicatrização, os tecidos se comportam de forma diferente em cada caso. Assim, cada mulher fica com um tipo de glândula mamária. Quando temos as mamografias anteriores em mãos, é possível verificar o surgimento de novas densidades e nódulos que não existiam, sendo que, muitas vezes, essas alterações são muito discretas. Porém, todas as mudanças merecem uma análise criteriosa - aponta Radiá.

Não existe um prazo determinado para que os exames sejam descartados. A recomendação é que sejam arquivados todos os exames realizados.

Mamorad

A Clínica Mamorad está situada em Porto Alegre, no bairro Bela Vista. A empresa tem mais de duas décadas de atividade, passando por diversas transformações, sempre voltada ao diagnóstico por imagem das mamas. Foi a primeira clínica do Brasil idealizada com o foco exclusivo na mulher e no exame de mamografia, que continua sendo o método mais eficaz na detecção precoce do Câncer de Mama. A concepção do modelo da clínica foi criação de Radiá Pereira dos Santos, que há mais de 30 anos se dedica exclusivamente ao diagnóstico radiológico das doenças mamárias, pois possui o título de especialista em radiologia e mastologia, pelas respectivas entidades de especialidade médica oficiais. 


Autor: Rafael Dias Borges
Fonte: PlayPress Assessoria de Imprensa

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581