.
 
 
Baixas na temperatura contribuem para o desenvolvimento de doenças respiratórias
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


09/05/2013

Baixas na temperatura contribuem para o desenvolvimento de doenças respiratórias

O grupo mais suscetível às enfermidades estão as crianças de até dois anos

A conservação de áreas fechadas e a exposição a mudanças bruscas do clima são situações comuns nas estações frias e que contribuem para o desenvolvimento de doenças respiratórias. Quando não renovamos o ar do ambiente, os vírus e bactérias causadores de gripes, resfriados, bronquiolite, sinusite e otites, por exemplo, permanecem por mais tempo no lugar, o que facilita o contágio. O pneumopediatra do Centro Clínico Gaúcho, Ricardo Meyer, afirma que no grupo mais suscetível às enfermidades estão as crianças de até dois anos, por estarem desenvolvendo o seu sistema imunológico, e os idosos, que geralmente já possuem um histórico de doenças crônicas.

“A exposição excessiva ao frio ou resfriamento brusco do corpo, ou de parte dele, pode levar à diminuição de mecanismos de defesa locais e permitir que agentes virais ou bacterianos multipliquem-se e iniciem um processo de doença”, explica Meyer.

Para diminuir o risco de contrair as enfermidades, o especialista indica as seguintes práticas: manter os ambientes ventilados; evitar o contato com pessoas com os sintomas de resfriados ou gripes; lavar sempre as mãos; possuir uma alimentação saudável; e praticar exercícios físicos, o que aumenta a resistência do corpo.

Saiba como identificar cada doença


Para o tratamento adequado de uma doença respiratória, é importante conhecer quais são os seus principais sintomas. Confira abaixo as características de resfriados, gripes, bronquiolites, otites e sinusites:

Resfriado: Envolve basicamente as vias aéreas superiores, com secreção e obstrução nasal, espirros, tosse e dor de garganta, com eventual febre baixa.

Gripe: Abrange as vias aéreas superiores e inferiores (pulmões) e os sintomas são mais intensos do que os do resfriado, com febre alta persistente, tosse com catarro, dor de garganta mais aguda e até mesmo falta de ar. Entre os vírus responsáveis pela gripe estão o Influenza A e B e os Parainfluenza.

Bronquiolite viral aguda: Caracteriza-se por um resfriado inicial que piora progressivamente com surgimento de tosse, catarro, chiado no peito, febre e falta de ar em graus variados. O principal vírus causador da doença é o Sincicial Respiratório, que circula com mais intensidade entre os meses de maio e setembro.

Otite e sinusite: Na maioria dos casos, estas doenças são resultado de complicações dos resfriados e gripes. Devido ao acúmulo de secreções no ouvido ou nos seios paranasais, pode haver propagação de bactérias que causam estas infecções. 


Autor: Tássia Becker
Fonte: Prática em Comunicação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581