.
 
 
Pacientes com cálculo urinário ganham novas opções de tratamentos urológicos
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


16/07/2013

Pacientes com cálculo urinário ganham novas opções de tratamentos urológicos

Equipamentos de última geração para tratar e melhorar qualidade de vida

O Serviço de Urologia do Hospital VITA Batel possui o Setor de Litotripsia - Extra Corpórea (LECO) e Laser - para o tratamento da litíase urinária, também conhecida como cálculo urinário ou pedra no rim. O equipamento oferece ao paciente a possibilidade de um tratamento rápido, sem a necessidade de internamento, sedação ou anestesia, sendo praticamente indolor.

Além disso, o aparelho produzido na Alemanha pela Dornier Medtech - o primeiro a ser instalado na região Sul - possui o que há de mais moderno em tecnologia de RX e qualidade de ecografia (ultrassom), métodos de imagem que trabalham integrados para aumentar a eficiência e precisão do tratamento, com posicionamento a laser capaz de localizar o cálculo em praticamente qualquer altura do sistema urinário, desde os rins e uretéres até a bexiga. Minimizando assim, a necessidade de procedimentos cirúrgicos endoscópicos ou implante de cateter, num mesmo nível de recursos tecnológicos como os já utilizados em hospitais dos Estados Unidos e Europa.

A litotripsia ou LECO é um método não invasivo, já que o único contato que há com o paciente é o gel - o mesmo utilizado para fazer um exame de ultrassonografia. Na intervenção, que dura em torno de 45 minutos, não há necessidade de anestesia e a sedação é raramente necessária, assim como a sondagem e a internação. De acordo com o chefe do Serviço de Urologia do Hospital VITA Batel, Prof. Luiz Carlos de Almeida Rocha, o maior benefício é que o paciente não sente dor, "tendo na grande maioria dos casos um desconforto tolerável. Praticamente nada, se comparado à dor intensa provocada pelo cálculo urinário", explica.

O número de aplicações varia para cada paciente, de acordo com o tamanho da pedra. O procedimento é indicado para o tratamento de quase todos os cálculos de cálcio e de ácido úrico. A litotripsia pode ser realizada em pacientes com cálculo urinário, inclusive crianças e idosos. No caso da anestesia ser necessária, como em crianças ou em pacientes que apresentam claustrofobia, as novas instalações permitem a realização de anestesia com a segurança de um Centro Cirúrgico. O equipamento também é utilizado largamente na Ortopedia (Ortotripsia) para tratamento de alguns problemas ortopédicos, como o esporão do calcâneo, "cotovelo de tenista" e "ombro de golfista".

Para os casos que não tem indicação de LECO e requeiram tratamento cirúrgico, como os cálculos grandes ou muito duros (cistina), está também à disposição um equipamento de Laser, que permite a rápida e precisa fragmentação, sob visão direta do cirurgião.

O Setor de Litotripsia do Hospital VITA Batel tem Corpo Clínico aberto, ou seja, pode ser utilizado mesmo por urologistas e ortopedistas que não façam parte do Corpo Clínico do hospital, os quais podem acompanhar seus clientes durante o procedimento.

Mais informações

Litíase, cálculo urinário ou pedra no rim - É uma desordem causada por uma estrutura cristalina que se forma nas várias partes do trato urinário. Estas pedras começam bem pequenas e vão crescendo. O desenvolvimento, o formato e a velocidade de crescimento destas estruturas dependem da concentração das diferentes substâncias químicas presentes na urina.

Aproximadamente uma em cada 200 pessoas desenvolvem pedra no rim. Cerca de 80% delas eliminam a pedra espontaneamente, junto com a urina. Os 20% restantes necessitam de alguma forma de tratamento. As pessoas que já tiveram um cálculo têm uma chance de 50% de desenvolver um novo cálculo nos próximos 10 anos.

Diagnóstico - As pedras no rim são diagnosticadas pelo padrão e pela localização da dor durante a crise, juntamente com os sintomas associados, como náuseas, vômito e sangue na urina. Os testes para o diagnóstico normalmente incluem simples exames de urina, Raio-X do abdômen e uma ecografia (ultrassom), que mostrará a anatomia e a drenagem do trato urinário. Outros testes, como a Urografia Excretora ou Tomografias Computadorizadas, também podem estar indicadas para se verificar possíveis complicações causadas pelo cálculo.

Tratamento - Nem todos os cálculos urinários requerem tratamento. Pessoas que possuem cálculos e estão assintomáticas, sem obstrução ou dano ao sistema urinário podem ficar sob observação. Entretanto, estas pedras podem causar dores severas até que sejam eliminadas pela urina.

Quando uma pedra é muito grande para passar pelas vias urinárias, pode ser quebrada através do tratamento chamado litotripsia. Quando necessário tratamento cirúrgico diferentes formas de energia podem ser empregadas para se quebrar o cálculo em partículas pequenas o suficiente para serem carregadas pela urina ou removidas. As formas de energia incluem eletricidade, ultrassom, raio laser e impactos mecânicos. A energia que é direcionada ao cálculo deve passar através de um instrumento (endoscópio) inserido no trato urinário.

Fatores que podem aumentar o risco de desenvolvimento de cálculo urológico:
Problemas no processo de absorção ou eliminação dos produtos que podem formar cristais, casos de cálculos urológicos na família (genética), o hábito de consumir uma pequena quantidade de líquidos, desordens alimentares, doenças intestinais, gota, entre outros.

Laser (Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation) - Feixe de energia luminosa extremamente concentrado, que desenvolve uma energia térmica absurdamente alta, destruindo praticamente qualquer material por fusão (derreter).

Sobre o VITA Batel

A segunda unidade do Grupo VITA, no Paraná, foi inaugurada em dezembro de 2004 com o objetivo de oferecer atendimento aos casos de média e alta complexidade, na região central da capital, com ênfase nas áreas de cardiologia, cirurgia bariátrica, cirurgia geral, medicina de urgência, neurocirurgia, urologia, terapia intensiva e traumato-ortopedia. Em 2009, obteve a Acreditação ONA Nível 2 e em 2010, recebeu a Acreditação ONA em nível de Excelência. Em 2011, o hospital passou a integrar a Associação Nacional de Hospitais Privados - ANAHP, que reúne hospitais privados do Brasil e tem como principal diretriz a qualidade de atendimento prestado pelas instituições hospitalares. No início de 2013, recebeu o Certificado Accreditation Canada International (ACI - Acreditação Internacional Canadense). A instituição é a segunda do Sul do Brasil a ser acreditada - a primeira foi o Hospital VITA Curitiba, também do Grupo VITA.

Para garantir um alto nível de qualidade, o VITA Batel tem investido em ampliação da infraestrutura, tratamento com equipes multidisciplinares, modernização dos equipamentos, humanização no atendimento, qualificação dos profissionais e segurança assistencial, o que possibilita oferecer maior qualidade nos serviços prestados aos pacientes.

O VITA Batel possui seis andares, 88 leitos, sendo 23 de UTI, seis salas cirúrgicas e centro de diagnósticos. 


Autor: Redação
Fonte: Central Press

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581