.
 
 
Tudo sobre a pílula anticoncepcional
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


07/10/2013

Tudo sobre a pílula anticoncepcional

Segundo ginecologista, mitos que cercam o assunto ainda são difíceis de serem quebrados

Os anticoncepcionais são muito conhecidos e utilizados pelas mulheres nos dias de hoje. No entanto, ainda há muitas dúvidas e mitos em torno do assunto que precisam ser esclarecidos, para que o uso seja consciente.

Na opinião do ginecologista da Amhpla, Dr. Gilberto Henriques Netto, “melhorou muito a informação a respeito do ACH (anticoncepcional hormonal), porém, ainda hoje, ele é cercado de uma série de mitos que parecem cimentados no pensamento das mulheres e que, muitas vezes, são difíceis de serem quebrados. São coisas como: causam celulite, engordam, dão câncer, secam o útero impedindo gravidez, se usados por muito tempo podem causar perda do efeito, entre outras. Por isso, qualquer dúvida deve ser esclarecida com o ginecologista”, salienta.

Sobre os benefícios do anticoncepcional, o especialista diz que são classificados de acordo com os tipos. “Temos os contraceptivos propriamente ditos e os extra contraceptivos. Algumas mulheres, por exemplo, usam anticoncepcional para tratar de TPM, irregularidade menstrual, suprimir ou determinar as menstruações, cólicas, enxaqueca menstrual, controle de fluxo, endometriose e mais uma série de outras indicações, ou seja, o ACH não é usado apenas para evitar ou planejar as gestações”.

Porém, Dr. Gilberto alerta que existem contraindicações absolutas e relativas, como em toda e qualquer tipo medicação. “As mais frequentes contraindicações, que inviabilizam o uso do ACH, são em pacientes que tiveram trombose, infarto do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais, tumores hormônio dependentes (por exemplo, o câncer de mama). Consideramos contraindicações relativas, a amamentação, hipertensão arterial, algumas associações com tratamentos neurológicos e psiquiátricos, pacientes que se submeteram à cirurgia bariátrica e em outras ocasiões nas quais devemos selecionar qual é a melhor composição e via de administração do ACH”.

Sob este aspecto, deve-se ressaltar também que tal medicamento não é apresentado apenas sob a forma de pílulas como são comumente chamados. “Hoje, há administração sob forma de implantes colocados em baixo da pele, injetáveis, adesivos cutâneos, anéis vaginais e de dispositivos intrauterinos. Sabendo disso, orientada pelo ginecologista, a grande maioria poderá se beneficiar do uso desta importante classe de medicamentos que faz parte ativa e é fundamental na vida da mulher moderna”.

E o especialista da Amhpla completa: “A utilização incorreta ou o medo de usar os ACH, além de poder causar uma gravidez indesejada, pode privar a mulher moderna de viver plenamente todos os dias mês, sem ter que ouvir aquela velha expressão: Ela está naqueles dias!”.

Sobre a Amhpla Cooperativa de Assistência Médica

A Amhpla Cooperativa de Assistência Médica iniciou as atividades em 1985, com o ideal de oferecer um atendimento médico diferenciado para empresas. No ano seguinte, expandiu suas áreas de atuação com o atendimento também aos planos familiares. Sensível às tendências de mercado e às necessidade da região, a Amhpla levou seu alto padrão em saúde às cidades de Rio das Pedras, Charqueada, São Pedro, Capivari, Monte Mor, Tietê, Cerquilho, Laranjal, além de firmar parcerias com Limeira, Americana e Campinas. Por isso, a empresa tem fixado participação cada vez maior no mercado, mantendo com seus conveniados através de um atendimento humanizado, uma relação sólida e estreita. Para saber mais, acesse: www.amhpla.com.br 


Autor: Daniella Rolim
Fonte: DeCastro Assessoria de Imprensa

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581