.
 
 
Preparar lanche escolar saudável pode virar uma atividade criativa
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


08/10/2014

Preparar lanche escolar saudável pode virar uma atividade criativa

Pais que optam por alimentos práticos podem prejudicar a saúde de seus filhos

Falta de tempo e rotina agitada. Não é fácil para os pais de crianças pequenas preparar lanches saudáveis todos os dias para que os filhos levem para a escola. Investir na criatividade, porém, pode tornar algo simples do dia-a-dia em algo divertido, além de auxiliar no desenvolvimento das crianças.

De acordo com a nutricionista Patricia Ramos, os pais que optam por alimentos práticos, como salgadinhos, refrigerantes, ou aqueles que preferem dar dinheiro diariamente para que o filho compre lanche na cantina da escola pode gerar consequências futuras.

— No Brasil, a obesidade infantil já atinge 15% e crianças com sobrepeso representam 30%.

O pediatra Marcelo Reibscheid, recomeda que hábitos saudáveis na alimentação infantil se torne um diferencial e afasta os problemas de saúde.

— A criança com alimentação errada vai ter costumes avessos aos hábitos saudáveis. Iniciar com o ritmo errado pode apresentar consequências quando [as crianças] se tornarem adolescentes como as doenças metabólicas, tegliceris, hipertensão e o colesterol.

Dicas

Para reverter esta situação, uma das medidas que pode ser tomada é preparar o lanche pouco antes que a criança vá escola. O suco natural, por exemplo, deve ser feito próximo ao momento de saída ao colégio.

— Por serem produtos perecíveis com o tempo ocorre a perda de nutrientes.

Por mais que o dia-a-dia seja corrido, preparar um lanche saudável não é difícil. De acordo com a nutricionista, caso a mãe não tenha tempo, é preferível a escolha de sucos tetra pak (caixinha) e o biscoito integral.

— Mesmo sendo industrializado, o suco contém o percentual da fruta. Se a criança não gostar de alimento integral pode ser o biscoito sem recheio.

Outra recomendação importante é usar a fruta como sobremesa, seja ela inteira ou cortada em pedaços. Já como uma opção de lanche, a nutricionista recomenda pão integral com frios.

— Muitas crianças não gostam de jeito nenhum de pão integral. Nesta situação as mães podem fazer lanche com o pão de forma branco ou até mesmo bisnaguinhas.

Além dos pais se empenharem, Reibscheid aconselha que os filhos ajudem a fazer o lanche. A atividade simples pode estimular os alunos a ter gosto pela comida saudável por terem ajudado a preparar a refeição.

— Desta forma mostra para a criança o que você esta fazendo, sem surpresas. Colocar a criança na cozinha ou perto para auxiliar se torna um aprendizado para a alimentação correta. Seria uma forma lúdica e não obrigatória.

Mas é claro que os pais podem negociar algumas guloseimas para seus filhos não passarem vontade na escola. De acordo com Patricia, é necessário o controle e, desta forma, não causa transtorno.

— A mãe pode entrar em acordo com seu filho e liberar pelo menos uma vez por semana algo diferente. Pode colocar na lancheira um chocolate, bolacha recheada ou dar dinheiro para comprar o lanche na cantina da escola. 


Autor: Redação, colaborou Carla Torres, estagiária do R7
Fonte: R7 Saúde
Autor da Foto: Thinkstock

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581