.
 
 
Guaraná ajuda diminuir fadiga em mulheres durante tratamento de quimioterapia
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


10/09/2013

Guaraná ajuda diminuir fadiga em mulheres durante tratamento de quimioterapia

Pesquisa revelou benefícios da fruta em pacientes com câncer de mama

Uma recente pesquisa coordenada pelo oncologista Auro Del Giglio, do Núcleo de Oncologia do Hospital Samaritano de São Paulo, revelou que o guaraná pode ajudar a diminuir a fadiga de mulheres com câncer de mama que passam pela quimioterapia.

A pesquisa envolveu 80 pacientes com câncer de mama, que foram divididas em dois grupos: um recebeu 50 miligramas de extrato seco de guaraná duas vezes ao dia, e o outro, placebo. As mulheres foram acompanhadas durante 21 dias. Ao final, 66% das pacientes do primeiro grupo relataram melhora, contra 13% do segundo.

Segundo o especialista, a fadiga em pacientes com câncer é um sintoma comum, presente entre 50 a 90% das pessoas em algum momento da evolução da doença e impede atividades usuais. A fadiga acomete os pacientes com câncer devido a uma alteração generalizada de natureza inflamatória.

“O guaraná em doses baixas tem efeito anti-fadiga já comprovado, pelo nosso grupo de pesquisa em 2011, em pacientes com câncer de mama que foram submetidos à quimioterapia. Acreditamos que o guaraná diminua a expressão de mediadores inflamatórios”, explica Giglio.

Outro estudo, de acordo com o oncologista, está sendo desenvolvido para verificar os benefícios do guaraná também para reduzir a incidência de ondas em calor (fogachos) em mulheres pós-menopausadas com câncer de mama.

“Estamos desenvolvendo um extrato purificado e padronizado do guaraná, que denominamos PC-18, e continuamos estudando em pacientes com fadiga, ondas de calor e também para pacientes que perdem muito peso e ficam inapetentes em decorrência do câncer avançado”, afirma o especialista.

Giglio ressalta que apenas o médico deve prescrever o guaraná, após avaliar e examinar o paciente.

Dr. Auro Del Giglio é membro do corpo clínico do Hospital Samaritano de São Paulo, Oncologista Clínico e Hematologista, Professor Titular de Oncologia e Hematologia na Faculdade de Medicina do ABC, fez residência médica e fellowship na Universidade de Miami e no MD Anderson Cancer Center ambos nos EUA, tendo títulos das especialidades pelo American Board of Internal Medicine, e pela sociedade brasileira de Cancerologia e Hematologia. Doutor e livre docente pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.


Autor: Auro Del Giglio
Fonte: CDN

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581