
Estar próximo do ídolo e ouvi-lo cantar as principais canções das paradas de sucesso das rádios do mundo inteiro pode ter seu preço. Permanecer durante horas em pé, caminhando, pulando e suando pode gerar um enorme cansaço físico, o que pode se agravar quando a pessoa ingere bebidas alcoólicas ao invés de água.
De acordo com a fisioterapeuta e professora da Faculdade Inspirar, de Curitiba (PR), Flavia Ohde, a permanência de uma pessoa, na mesma posição [em pé] por um tempo longo em grandes eventos, como os shows de bandas, pode ocorrer, além da desidratação, problemas como a hipoglicemia – baixa taxa de glicose no sangue – e a hipotensão – pressão baixa causada pelo aumento do calor corporal e pela falta de água. “Em casos extremos, principalmente, se houver a ingestão de bebidas alcoólicas e/ou ingestão de drogas, esses problemas podem ocasionar uma insuficiência renal aguda, convulsões e choque, além de poder levar ao óbito”, alerta.
A especialista salienta, ainda, sobre a importância da procura do serviço de atendimento médico para dar prosseguimento ao tratamento, porém, não descarta a necessidade de um tratamento imediato. “Quando há hipoglicemia, a pessoa precisa ingerir alimentos mais doces e água, para equilibrar o organismo. Já nos casos de hipotensão, a melhor alternativa é colocar o indivíduo deitado e massageá-lo nas pernas, com o objetivo de normalizar a circulação sanguínea”, ensina.
Para a fisioterapeuta, os malefícios podem chegar à estrutura muscular do corpo. Segundo ela, por conta da maratona feita por milhares de pessoas durante os shows, também surgem problemas como a fadiga nos músculos, distensões e cãibras. “O ideal é que cada pessoa não ultrapasse seis horas em pé e caminhando. Um tempo maior que este já transcende o intervalo das refeições, do uso do banheiro e já é tempo suficiente para a pessoa apresentar fadiga muscular”, ressalta.
Dicas para não passar mal em grandes eventos
A especialista indica que, para evitar esses tipos de transtornos, é recomendado que a pessoa se alimente antes de sair de casa, levando consigo itens como água e lanches leves, e estar com roupas folgadas e sapatos confortáveis, que facilitam a transpiração. Ainda, de acordo com ela, levar medicação analgésica em caso de dores musculares e descansar a cada duas ou três horas ajuda para manter o corpo estável.
Sobre a Faculdade Inspirar
Com 16 anos de atividade, a Faculdade Inspirar é uma das mais importantes instituições nacionais dedicadas à educação continuada na área da saúde e já promoveu mais de três mil cursos de extensão e 200 turmas de cursos de pós-graduação. Somando-se os cursos de Extensão e Pós-Graduação Lato Sensu, a Inspirar já formou mais de 18.000 alunos.
Mais informações pelo site www.inspirar.com.br.