.
 
 
De cenoura a rúcula: alimentos com betacaroteno bronzeiam
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


04/12/2013

De cenoura a rúcula: alimentos com betacaroteno bronzeiam

Substância auxilia na busca pelo bronzeado perfeito sem comprometer a saúde

Caminho saboroso e eficiente para garantir a cor dourada nas estações de calor, a ingestão de alimentos ricos em betacaroteno estimula a produção de melanina, uma proteína que confere pigmento à pele. Encontrada em alimentos como cenoura, mamão, abóbora e rúcula, a substância auxilia na busca pelo bronzeado perfeito sem comprometer a saúde.

“Por oferecer propriedades antioxidantes, o composto de carotenóide permite o bronzeado sem os efeitos nocivos do fotoenvelhecimento, até porque também ajuda a proteger a pele”, explica Cristiane Carvalho, dermatologista e diretora do Centro de Dermatologia e Estética, em São Paulo. Apesar disso, a ingestão de betacaroteno não dispensa o uso contínuo do filtro solar. Conheça, a seguir, seis mitos e verdades sobre o nutriente.

O betacaroteno auxilia no bronzeado
Verdade. Por meio da vitamina A, presente em sua composição, a substância aumenta a produção de melanina. Além disso, oferece propriedades antioxidantes, prevenindo o envelhecimento e a degeneração celular.

É preciso comer muitos alimentos para obter o efeito
Mito. Consumir quatro miligramas de betacaroteno por dia é o suficiente. No ranking dos alimentos mais ricos na substância, a cenoura está em primeiro lugar, contendo 4,7 mg em 100 gramas, seguida pela rúcula e pela abóbora. Ultrapassar o limite indicado dá um tom alaranjado à pele, amarelado à palma das mãos e à planta dos pés.

É necessário tomar sol para o betacaroteno agir

Verdade. Sem tomar sol, a pele fica alaranjada, principalmente se o consumo da substância for alto, criando, assim, uma espécie de depósito no organismo.

O efeito do nutriente é imediato
Mito. O ideal é aumentar a ingestão de betacaroteno, inserindo-o em três refeições, uma semana antes de ir à praia ou ao clube.

Se o betacaroteno for aplicado no corpo, terá o mesmo resultado
Mito. Aplicada externamente, a substância dura menos do que com a ingestão de alimentos. Por não estimular a produção de melanina, confere um efeito mais alaranjado à pele.

Pura verdade

O betacaroteno tem como sua aliada a vitamina A, responsável por estimular a produção de pigmento na pele. No entanto, para que ele faça efeito, é necessário consumir alimentos ricos na substância, sem cometer excessos, e tomar sol para que a pele adquira um tom dourado e não alaranjado.


Autor: Agência Hélice
Fonte: Terra - Saúde
Autor da Foto: Shutterstock

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581