.
 
 
Aprenda receitas para montar uma dieta esportiva
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


07/01/2014

Aprenda receitas para montar uma dieta esportiva

Consumo de massas deve ser controlado, e o pão francês saboreado no início do dia pode ser substituído pelos integrais

Começar uma dieta esportiva pode virar um tormento para quem desacredita nos sabores de vegetais e frutas. Mas, com criatividade e disposição, é possível transformar o ingrediente pouco habitual no curinga do emagrecimento. São dicas simples, garantem especialistas em nutrição, mas que vão fornecer energia para os exercícios físicos, garantir a saciedade no pós-treino e ainda regular os indicativos de saúde.

Se a pedida é ter estímulo para pegar pesado na academia, aposte nos sucos pré-treino. São antioxidantes, diuréticos e revigorantes. Uma das indicações é o suco verde. A bebida feita com couve, cenoura, beterraba, maçã, laranja, limão, hortelã e farinha de linhaça tem vitaminas A e C, fibras e carboidratos.

- O suco ajuda a combater os radicais livres produzidos durante a atividade física, funcionando como um fortalecedor do sistema imunológico. O gosto das frutas fica bem presente - diz.

Para ajudar na prática esportiva, dá para investir também em uma alimentação mais saudável. A nutricionista Deilys Gonzalez dá uma dica de panqueca, que é saborosa e de fácil produção. A massa é feita com clara de ovo, que contém albumina, e quinoa e o recheio leva peito de peru.

- Essa substância (a albumina) é responsável por transportar os ácidos graxos, otimizando a perda de gorduras - afirma Deilys.

Como complemento, a nutricionista e fisiologista do exercício sugere suco feito com mirtilo, amora, framboesa, gengibre, beterraba e água de coco.

- A beterraba é vasodilatadora e as frutas vermelhas são antioxidantes. Complementadas com a água de coco, que é rica em potássio e estimula a drenagem do sangue, formam uma bebida supernutritiva - explica Deilys.

Segundo tempo

Depois do treino, uma receita do nutricionista esportivo Leandro de Brito ajuda na reparação muscular. O salgado maromba leva couve-flor, abobrinha e peito de frango. O recheio segue a linha light. É feito com a mistura do tomate cereja, salsa desidratada, orégano e queijo cottage.

Sobre a adesão das pessoas ao maromba, Brito é enfático:

- Todos gostam. É uma forma diferente de comer alimentos que se tornam mais saborosos juntos. Vale para crianças e adultos. Boa opção para quem tem intolerância à lactose.

A bebida após o exercício pode ser vitamina com morango, uva, banana, aveia, mel e proteína do soro do leite.

Sem exageros

Nada de exagerar nos carboidratos por conta do gasto de energia na academia. O consumo de massas deve ser controlado, e o pão francês saboreado no início do dia pode ser substituído pelos integrais. O primeiro, segundo a nutricionista Deilys Gonzalez, provoca rápido aumento da glicemia no corpo ao estimular a alta liberação de insulina, baixando a glicose. Esse processo é chamado de hipoglicemia, a baixa concentração de glicose no sangue. Em geral, o importante é alimentar-se a cada três horas, para evitar tonturas, suor frio, palpitações e taquicardia na esteira da academia.

Aprenda duas receitas

Salgado maromba

Ingredientes

Massa

1 peça de couve-flor

1 abobrinha (média)

1 peito de frango (cozido e picado)

2 gemas de ovo

Azeite (para untar)

Farinha de arroz (para untar)

Recheio

20 unidades de tomate cereja (picados)

4 colheres de queijo cottage (sopa)

Salsa desidratada (a gosto)

Orégano (a gosto)

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador. Leve para a geladeira por

20 minutos para obter consistência. Coloque a massa em fôrmas individuais untadas com azeite e farinha de arroz. Abra um espaço ao centro para rechear. Para fazer o recheio, basta misturar todos os ingredientes e colocar no meio da massa. Cubra a massa e pincele com a gema de ovo para dar cor ao salgado. Leve ao forno para assar a 180º.

Panqueca de quinua

Ingredientes

Massa

3 claras de ovos

2 colheres (sopa) de queijo cottage

Canela em pó (a gosto)

30g de quinoa

Recheio

2 fatias de peito de peru

Tomate (a gosto)

Espinafre (a gosto)

Cebola (a gosto)

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes da massa e bata no liquidificador. Aqueça a frigideira com um fio de azeite, despeje a massa e faça as panquecas. Para o recheio, refogue o peito de peru com tomate, espinafre e cebola. Coloque o recheio próximo à base da massa e enrole. As panquecas podem ser servidas com alface e cenoura.


Autor: Paulo Lima
Fonte: Zero Hora
Autor da Foto: Fernanda Ramos

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581