.
 
 
Entenda benefícios e diferenças entre os modos de preparo dos alimentos
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


20/03/2014

Entenda benefícios e diferenças entre os modos de preparo dos alimentos

De maneira geral, alimentos crus são mais ricos em nutrientes do que cozidos

Como você prefere cozinhar? Na pressão, na água, no vapor ou micro-ondas? E os alimentos, são melhores assados, grelhados ou fritos? No Bem Estar da última quarta-feira (19), a nutricionista Tânia Rodrigues e o engenheiro de alimentos Guilherme Rodrigues explicaram os benefícios e diferenças entre esses modos de preparo.

Segundo a nutricionista, de maneira geral, os alimentos crus são mais ricos em nutrientes do que os cozidos, com exceção dos tubérculos, como a batata e a mandioca, que só são digeridos pelo organismo se forem cozidos, ou ainda de algumas carnes. No entanto, não é sempre que as pessoas estão dispostas a ingerir os alimentos crus, então elas recorrem ao cozimento.

No caso dos legumes, a melhor opção é o cozimento ao vapor – isso porque ele não é imerso na água e não cozinha totalmente. Apesar de ser mais saudável e menos calórico, o legume feito no vapor pode ficar em uma textura mais resistente e normalmente é consumido apenas com azeite e sal. Quem gosta do alimento mais macio deve esperar ficar pronto um tempo um pouco maior, o que pode ser um ponto contra.

Já a grelha é uma boa opção porque é rápida e leva pouca gordura – segundo a nutricionista, é possível grelhar um alimento na frigideira, mas é preciso tomar cuidado com a quantidade de óleo.

A quantia deve ser suficiente apenas para untar a panela, como explicou a especialista. Carnes e vegetais, por exemplo, podem ser ingeridos grelhados e até mesmo legumes com maior teor de água, como abobrinha e pimentão, também podem porque ficam mais suculentos.

Em relação aos assados, a vantagem é que eles são saudáveis e práticos já que demoram mais para cozinhar e permitem que a pessoa faça outras atividades ao mesmo tempo. É preciso, no entanto, tomar cuidado com o ressecamento do alimento – segundo o engenheiro de alimentos, colocar um papel alumínio ajuda a preservar o sabor e o cheiro do prato.

Por último, os especialistas falaram ainda sobre fritar que, apesar de não ser o melhor modo de preparo, é muito presente no dia a dia do brasileiro. Por isso, a dica é saber como consumir a fritura da melhor maneira possível.

A diferença entre a fritura e o grelhado é que na fritura, o alimento é imerso parcialmente ou totalmente em óleo – quando atinge uma certa temperatura, o óleo se modifica e se transforma em gordura saturada, que faz mal à saúde, como explica a nutricionista Tânia Rodrigues no vídeo acima, exclusivo para a internet.

É por causa disso que não é recomendável reaproveitar o óleo da fritura. Além disso, é melhor optar por azeites e óleo de canola para fritar coisas rápidas, como acrescentou a nutricionista.

E os nutrientes?

A repórter Daiana Garbin recebeu a nutricionista Priscila Maximino para explicar qual tipo de cozimento altera mais os nutrientes dos alimentos: a panela de pressão, o vapor ou o micro-ondas?

Quanto mais tempo na panela, mais substâncias são perdidas – no caso da beterraba, por exemplo, a panela de pressão é melhor porque exige menos tempo de preparo, cerca de 7 a 12 minutos.

Já a cenoura, é melhor cozinhá-la imersa na água já que não é tão mole ou tão dura como a beterraba. A dica é colocá-la com a água já fervendo para acelerar o processo, que pode levar 20 minutos. No caso da batata, a nutricionista explica que o micro-ondas, método quase nunca utilizado para isso, é a melhor opção – é só colocá-la em um prato sem água e esperar de 7 a 8 minutos. Por último, a reportagem mostrou que legumes e verduras, como brócolis e abobrinha, são melhores aproveitados se forem feitos com vapor. É fundamental higienizar bem o alimento antes, como alertou a especialista.

Além dos meios de preparo, existem diferenças também na resistência das vitaminas – a menos resistente à temperatura é a vitamina C, por isso, o melhor cozimento nesse caso é o vapor. A outra menos resistente é a vitamina do complexo B. A vitamina A, por outro lado, é a mais resistente, o que significa que cozinhar cenoura, abóbora e batata não prejudica a quantidade da substância. Os minerais e vitaminas do complexo B saem na água quente, mas não se perdem – por isso, a dica é aproveitar a água usada no preparo ou preparar alimentos ricos nesse nutriente na grelha.

Clique aqui e assista aos vídeos.


Autor: Redação
Fonte: G1 - Bem Estar

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581