.
 
 
30% das crianças e adolescentes brasileiras são consideradas obesas
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


02/04/2014

30% das crianças e adolescentes brasileiras são consideradas obesas

Aliada à prática de atividades físicas, reeducação alimentar é uma das formas de amenizar e prevenir doença

Quase 43 milhões de crianças com idade inferior a cinco anos tem sobrepeso no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, a obesidade atinge 30% das crianças e adolescentes. Aliada à prática de atividades físicas, a reeducação alimentar é uma das formas de amenizar e prevenir a doença. O apoio e a adesão da família também são fundamentais para que a mudança de hábitos seja bem sucedida. O fim das férias e a, consequente, volta às aulas é uma boa oportunidade para inserir a alimentação saudável na rotina.

A cardiologista pediátrica Lúcia Pellanda, assessora médica da Medicina Preventiva da Unimed Porto Alegre, afirma que o primeiro passo da reeducação alimentar é dar o exemplo. “Não adianta querer que a criança coma alimentos saudáveis, se os demais membros da família não fazem o mesmo. A mudança, para ser efetiva, deve ter o envolvimento de todos”, afirma.

A coordenadora do grupo de estudos em Prevenção Cardiovascular na Infância e Adolescência da Fundação Universitária de Cardiologia (PREVINA), indica, em um primeiro momento, testar preparações mais saudáveis dos alimentos com os quais a criança já está acostumada e, depois, começar a oferecer, aos poucos, novos alimentos misturados aos que o pequeno já conhece. “A criança precisa provar várias vezes o alimento até se acostumar com o seu sabor, aparência e textura. Procure usar os alimentos menos industrializados e mais preparações caseiras. Quanto mais colorida e variada for a alimentação, melhor. As cores das frutas e verduras ajudam a garantir que diferentes nutrientes estão sendo oferecidos à criança”, ressalta a cardiologista.

Ela aconselha ter paciência e persistência para construir, junto com a criança, hábitos saudáveis que serão levados para a vida toda. Às vezes, isso inclui dizer um não ou limitar determinados alimentos. Mesmo que, momentaneamente, ela fique decepcionada, pense no futuro dela e em como é importante estabelecer limites saudáveis. Desta forma, se a criança tiver uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes, nada precisará ser proibido e ela própria aprenderá a fazer escolhas saudáveis para o resto da vida".

Grupo de Reeducação Alimentar Infantil

Objetiva estimular a formação de hábitos alimentares saudáveis, visando ao bem-estar e à reeducação por meio de atividades lúdicas. Os encontros quinzenais são realizados na Casa Bem-Estar da Unimed Porto Alegre (Rua Miguel Tostes, 823). A atividade é gratuita para clientes. As inscrições podem ser realizadas pelo telefone (51) 3316-7177 ou pelo e-mail medicinapreventiva@unimedpoa.com.br.


Autor: Jaíne Martins
Fonte: Enfato

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581