.
 
 
Dia Mundial de Combate ao Câncer traz alerta para a doença
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


08/04/2014

Dia Mundial de Combate ao Câncer traz alerta para a doença

Oncologista do Centro Clínico Gaúcho aborda principais informações sobre o câncer

Lembrado nesta terça-feira, 8 de abril, o Dia Mundial de Combate ao Câncer chama a atenção para a prevenção da doença. Somente em 2014, a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é de que 576 mil novos casos de câncer sejam diagnosticados. O oncologista do Centro Clínico Gaúcho, Daniel Massing, explica que o problema possui diversas causas: “O câncer é a multiplicação descontrolada de um grupo de células do nosso organismo, que pode ter causa genética ou ambiental como a radiação solar ou as toxinas presentes no cigarro”, esclarece. No entanto, para que a célula se transforme em tumor, é preciso que estes fatores de risco sejam combinados à danificação do mecanismo de reparo do DNA e à falha no processo de autodestruição da célula.

O especialista adverte que o cigarro, um dos principais causadores da doença, pode ser responsável pelo câncer em nove órgãos, como pulmão e boca, e ainda contribuir para o câncer em outras quatro partes do corpo, como mama e colo do útero. “É espantoso que com toda a informação que temos atualmente uma grande parcela da população ainda fume. Se hoje todos parassem de fumar, cerca de 30% das mortes causadas por câncer poderiam ser evitadas”, alerta Daniel Massing.

O oncologista do Centro Clínico Gaúcho também destaca que há prevenção para a doença. “Estima-se que é possível prevenir metade de todos os casos de câncer, já que a maioria tem como causa agentes ambientais. Assim, devemos evitar os principais fatores de risco como a exposição excessiva ao sol e à fumaça do cigarro e o uso abusivo de álcool”, ressalta Daniel Massing. O médico revela ainda que o vírus HPV é outra causa importante da doença, em especial do câncer de colo de útero.

A alimentação e manutenção de hábitos saudáveis completam a lista de cuidados essenciais que auxiliam na prevenção do câncer. A dica do especialista é apostar em uma dieta rica em frutas e verduras e na prática regular de atividades físicas, evitando o sedentarismo e a obesidade.

Exames regulares auxiliam no diagnóstico precoce

Como muitos sintomas se manifestam quando o câncer já está em fase avançada, é importante realizar exames periódicos que possibilitem o diagnóstico precoce. Veja as indicações do oncologista Daniel Massing:

- As mulheres devem iniciar o acompanhamento com mastologista ou ginecologista aos 40 anos, realizando consultas com mamografia ou ecografia mamária a cada dois anos. Após os 50 anos, estes exames devem ser anuais.

- Para a prevenção do câncer de colo de útero, é preciso realizar as três doses da vacina contra o HPV em meninas antes de iniciarem a vida sexual e, após, controle anual através do exame Papanicolau.

- Os homens devem fazer exames de PSA e toque retal anuais após os 50 anos para a prevenção do câncer de próstata.

- Recomenda-se também que pessoas com histórico familiar (pais, irmãos, primos) de câncer de cólon façam colonoscopias periódicas a cada 10 anos a partir dos 50 anos, realizando acompanhamento com seu proctologista.


Autor: Tássia Becker
Fonte: Prática em Comunicação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581