.
 
 
A importância das lágrimas
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


21/08/2009

A importância das lágrimas

Disfunções lacrimais podem provocar a Síndrome do Olho Seco, que causa desconforto na visão

A exposição a aparelhos de ar-condicionado, aquecedores, ventiladores, poluição, uso excessivo de computadores e até algumas medicações podem alterar a qualidade e produção de lágrimas provocando a Síndrome de Disfunção do Filme Lacrimal, também conhecida como Síndrome do Olho Seco. “A doença é causada pelo volume inadequado de lágrimas, isto é, quando é produzida pouca lágrima, ou por uma disfunção lacrimal, quando a lágrima produzida é de má qualidade”, explica a médica Dra. Ana Paula Canto, da Clínica Canto.

De acordo com a médica, cerca de 15% da população apresenta sinais de olho seco, que também pode ser provocado por queimaduras químicas, piscar deficiente, mau posicionamento das pálpebras e uso de lentes de contato. Outra causa da doença pode ser a Síndrome de Sjögren, doença crônica que provoca a diminuição de lágrimas. Os sintomas da Síndrome do Olho Seco são sensação de cisco no olho, queimação, ardor, sensibilidade à luz, embaçamento visual e olhos vermelhos. “O lacrimejamento excessivo também é um sintoma, pois quando a qualidade da lágrima não é boa, a resposta do organismo é produzir mais lágrima”, conta. “Geralmente esses sintomas são piores ao final do dia, em locais com pouca umidade e após uso prolongado da visão para perto”, esclarece.

A disfunção pode ser leve, causando apenas desconforto, ou ter consequências graves como lesões na córnea e até perfurações oculares. A doença não tem cura, mas pode ser controlada, por isso é importante procurar um oftalmologista quando perceber algum dos sintomas. “O mais importante no tratamento da doença não são os testes diagnósticos, mas sim, as queixas do paciente”, relata a médica. A severidade da síndrome vai depender dos sintomas do paciente. “Os testes avaliam a qualidade do filme lacrimal, a produção de lágrimas, a taxa de evaporação e os danos causados pelo olho seco à superfície ocular”, explica.

O tratamento pode ser feito com o uso de colírios ou gel, higiene das pálpebras, dieta alimentar para estimular a produção de lágrimas, oclusão dos pontos lacrimais, correção cirúrgica das pálpebras e medicamentos antiinflamatórios, conforme cada caso. “Procurar piscar frequentemente, evitar ambientes com ar-condicionado, aquecedores, fumaça e poluição, ou usar umidificadores de ambiente também ajudam no tratamento e na prevenção da doença”, lembra Dra. Ana Paula Canto.


Autor: Camile Triska
Fonte: Expressa Comunicação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581