.
 
 
Cirurgia plástica: Especialista esclarece as cinco dúvidas mais frequentes
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


15/05/2014

Cirurgia plástica: Especialista esclarece as cinco dúvidas mais frequentes

É importante pesquisar e se informar através de fontes seguras

Antes de decidir qual o melhor momento de fazer aquela cirurgia plástica tão esperada muitas dúvidas surgem: “Estou na idade certa?”, “A cirurgia deixa marcas?” ou “O pós-operatório será tranquilo?”, entre tantas outras. Marcelo Zardo, especialista em cirurgia plástica, afirma que é importante pesquisar e se informar através de fontes seguras, para que qualquer tipo de questão mal resolvida seja eliminada.

“Todo mundo tem o direito de realizar seu desejo. Para isso, é importante procurar um bom profissional e seguir à risca o que ele indica que no final do processo o resultado certamente será muito gratificante”, garante o especialista. Confira abaixo as respostas das dúvidas mais frequentes sobre cirurgia plástica:

1. Estou na idade certa?

A idade certa para a realização de uma cirurgia plástica varia conforme o local a ser operado. Orelhas de abano, por exemplo, podem ser operadas a partir dos seis anos, e outras áreas em geral a partir dos 16 anos de idade. “Nesse momento a pessoa já consegue ter maturidade para decidir se está pronta para uma cirurgia e o corpo está mais preparado para receber algum tipo de mudança. Não há restrições de idade, no caso de pessoas idosas, o que importa mesmo é o estado de saúde geral do paciente”, garante o especialista.

2. O pós-operatório é tranquilo?

“As cirurgias-plásticas em geral não estão isentas de riscos e as dores no pós-operatório, embora pouco comuns, podem existir. Porém, depende muito do nível de recuperação e tolerância de cada paciente. Repouso e abster-se de esforços físicos são fundamentais. Além disso, os cuidados com a alimentação e disciplina no uso das cintas modeladoras são de extrema importância”, alerta o médico cirurgião plástico.

3. Cirurgia plástica para o sexo masculino tende a ser mais complexa?

“Tecnicamente, devido ao fato dos homens possuírem de glândulas na pele e, também, maior vascularização, a cirurgia necessita maior atenção. Além do que, eles são menos tolerantes à dor e tendem a seguirem menos as orientações do pós-operatório”, revela Marcelo Zardo.

4. As cirurgias deixam marcas?
“Toda cirurgia tende a deixar cicatrizes no paciente. Dependendo do tamanho da incisão ela pode ficar menos ou mais perceptível, mas normalmente costumam ser pequenas e bem disfarçadas”, constata o especialista.

5. Qual o tempo de internação?
“A internação do paciente pós-procedimento dependerá do tipo de cada cirurgia. Existem intervenções do tipo ambulatorial, no qual após o procedimento o paciente já é liberado. Já nas cirurgias chamadas ‘Hospital-dia’ a pessoa é internada e liberada somente depois da recuperação anestésica. Cirurgias consideradas ‘maiores’, normalmente, exigem um período de internação mais longo, podendo variar de um a dois dias”, explica.

Sobre Marcelo Zardo

Marcelo Zardo é especialista em cirurgia plástica, pelo Instituto Ivo Pitanguy, no Rio de Janeiro. Membro do Centro da Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital São Lucas, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Natural de Erechim/RS é membro da Associação de ex-alunos do Serviço do Prof. Ivo Pitanguy. Frequentou o Serviço de Cirurgia Plástica do Dr. Moacyr Pires de Mello Filho, em São Paulo, e o Serviço de Cirurgia Plástica do Dr. Joseph Capella, em New Jersey, Estados Unidos, onde aperfeiçoou-se na técnica em cirurgia plástica pós-bariatrica. Graduado em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em 1999, Marcelo Zardo é fellow do Serviço de Cirurgia Plástica do Dr. Joseph Capella, New Jersey, EUA; membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica; membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, e membro da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metaból ica.


Autor: Redação
Fonte: Enfato

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581