.
 
 
Outono exige atenção com queda dos cabelos
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


18/05/2014

Outono exige atenção com queda dos cabelos

Especialista traz informações sobre problema e elucida principais mitos e verdades sobre as madeixas

O clima do outono demanda um cuidado especial com os cabelos. Isto porque nesta estação é comum que os fios caiam mais do que o normal devido à alteração de luminosidade que ocorre entre o verão e o outono. Quem explica é o dermatologista do Centro Clínico Gaúcho, Juliano Cunha da Costa: “Nossos cabelos possuem sensores de luminosidade que fazem com que eles cresçam mais durante os meses de verão. Com a redução desta luminosidade no outono, a queda costuma ser mais habitual”.

Para evitar a queda, a dica do dermatologista é simples: “Cuide bem dos seus cabelos e não abuse de produtos que não sejam indicados por profissionais adequados. Tenha uma atenção especial com a alimentação e, caso vá fazer uma dieta, siga as recomendações de seu nutricionista”. O médico complementa ao destacar que não há uma fórmula mágica, mas nossos cabelos precisam de determinadas vitaminas e proteínas, como o zinco e a vitamina B12, encontrada na carne, para o seu desenvolvimento. “Dieta equilibrada é o segredo”, afirma Juliano.

O especialista revela ainda que o outono não é o único culpado pela queda excessiva das madeixas. Na lista de vilões também estão fatores genéticos, deficiências vitamínicas e proteicas, agressões químicas e doenças no próprio couro cabeludo e até mesmo o estresse, por causar alterações hormonais. O aviso também vale para o uso da chapinha e do secador, que em geral não ocasionam a queda, mas, se utilizados em excesso e de forma incorreta, podem danificar os fios.

Segundo o profissional, a queda de até 100 fios por dia é considerada normal. Caso ultrapasse este nível, a indicação é evitar qualquer dano potencial, como tratamentos químicos mais agressivos, e procurar um médico.

Mitos e verdades

O dermatologista do Centro Clínico Gaúcho Juliano Cunha Costa esclarece os principais mitos e verdades sobre os cabelos. Confira:

- Produtos do tipo anti-resíduo são benéficos para o cabelo? Em muitos casos, sim. Estes xampus são utilizados como auxílio na remoção de produtos químicos acumulados nos fios, principalmente em pessoas com cabelos muito oleosos. Não são indicados, porém, para quem tem os cabelos quimicamente tratados ou muito secos.
- É importante trocar regularmente de tipo de xampu? Não necessariamente. Ocorre que, com o tempo, os xampus acabam aderindo aos cabelos, que é justamente onde é indicada a utilização dos produtos anti-resíduos.
- Dormir com o cabelo molhado faz mal? Sim, principalmente por aumentar o risco de infecções ocasionadas por fungos.
- Prender os cabelos faz mal aos fios? De forma muito contínua e conforme o grau de tração, sim. O aconselhável é alternar períodos com os cabelos mais soltos para evitar quebras dos fios e até mesmo a queda.
- Lavar os cabelos com água fria é melhor do que com água quente? Sim. A água muito quente pode remover camadas protetoras dos fios e agravar a seborréia (caspa) em pessoas predispostas geneticamente.
- Lavar os cabelos diariamente faz mal aos fios? Não. É preciso, porém, estar atento ao seu tipo de cabelo: cabelos oleosos exigem uma limpeza mais frequente, enquanto que os fios mais secos não precisam necessariamente ser lavados diariamente, por exemplo.
- Colocar anticoncepcional no xampu faz bem aos fios? Não. Existem fórmulas hormonais especiais para patologias específicas.
- A fase da lua influencia no comprimento dos fios? Mito. Não há qualquer evidência científica de que isto ocorra.


Autor: Tássia Becker
Fonte: Prática em Comunicação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581