.
 
 
Turismo Rural: porteiras abertas para uma experiência inesquecível
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


22/05/2014

Turismo Rural: porteiras abertas para uma experiência inesquecível

25 de maio é o Dia do Trabalhador Rural e o setor se consagra como fonte de educação e conscientização ambiental

As fazendas sempre exerceram um poder de encantamento, pois é onde nos aproximamos da natureza com mais intensidade. Embora esse costume de ir ao sítio da família seja uma prática antiga, há poucos anos é que foi considerada uma atividade realmente econômica. O Turismo Rural, como é conhecido no Brasil, se caracteriza pelo produtor que agrega valor aos seus produtos, além do desejo da comunidade em cultivar um modo de vida simples e uma tradição de conservação do meio ambiente.

No Rio Grande do Sul, na cidade de Viamão, a Quinta da Estância exerce esse papel, mas ainda vai além. Considerada a maior no quesito turismo rural pedagógico do Brasil, é responsável por programas educativos e sustentáveis que visam a conscientização de crianças e adolescentes sobre a importância de cuidar do planeta.

Além disso, a Fazenda é responsável por um projeto pioneiro no país chamado Carbon Free. Através dele, todo o dióxido de carbono gerado por cada evento, desde o transporte até a Quinta da Estância, passando pelos gastos com energia elétrica, gás de cozinha, carvão, entre outros, é neutralizado com o plantio de árvores nativas. Para preservar suas matas nativas e ciliares, tudo é cuidado com muito carinho. “A preservação realizada nas matas ciliares de nossa região mantém protegidas nascentes e córregos cristalinos”, explica Rafael Goelzer, diretor da empresa. No local, vivem mais de 168 espécies de pássaros e inúmeros outros animais silvestres, muitos em risco de extinção. “Nós já recuperamos mais de sete mil animais advindo do tráfico. Nossa missão é receber, tratar com respeito e segurança e devolvê-los de onde nunca deveriam ter saído: da natureza”, revela André Goelzer, diretor do projeto de manejo de animais da Fazenda.

Para beneficiar ainda mais a fauna residente, são plantadas regularmente mudas de árvores e pequenas plantas, garantindo alimentação natural. Ao todo, já foram plantadas mais de 60 mil novas árvores. “Criamos o primeiro criadouro conservacionista do Brasil com finalidade pedagógica em 1996. Nosso projeto cria e reproduz animais silvestres como papagaios, tucanos, emas, araras e capivaras”, conta.

A Quinta da Estância também é o primeiro empreendimento turístico do Brasil aceito como Signatário do PACTO GLOBAL da ONU e faz parte de um grupo de 360 empresas no mundo pertencentes ao Caring for Climate. Tudo isso pode ser visto de perto, pois o local está aberto à visitação de grupos, escolas e empresas que desejam experimentar a imersão na natureza para educação ambiental ou sensibilização ecológica. “Os grupos podem vir para conhecer a Fazenda, vivenciar experiências, praticar esportes radicais, realizar treinamentos corporativos ou mesmo passar um dia agradável em meio a natureza preservada”, convida.

Mais informações podem ser obtidas através do site http://www.quintadaestancia.com.br ou pelo telefone (51) 3444.2655.


Autor: Redação
Fonte: Enfato

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581