.
 
 
Fuja da gripe! Além do morango, conheça outros alimentos que fortalecem o sistema imunológico
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


16/07/2014

Fuja da gripe! Além do morango, conheça outros alimentos que fortalecem o sistema imunológico

Prato colorido e equilibrado auxilia na prevenção de doenças

No inverno, é muito comum nosso organismo ficar suscetível a resfriados, gripes, alergias respiratórias e viroses. Mas, você sabia que alguns alimentos, nas porções adequadas, são capazes de fortalecer o sistema imunológico e nos blindar dessas e de outras doenças?

Especialistas ouvidos pelo R7 garantem que apostar em pratos coloridos é o primeiro passo para obter uma alimentação equilibrado e, consequentemente, afastar vírus, bactérias e micro-organismos causadores de doenças. Conheça os alimentos amigos da saúde.

Carne bovina e ostra

De acordo com o nutrólogo Mohamad Barakat, a carne bovina e ostras são ricas em zinco, substância que exerce papel importante no sistema imunológico. Além de possuir ação antioxidante, o mineral atua na síntese de proteínas e colágeno, auxiliando na reparação dos tecidos e na cicatrização.
― A falta desse mineral pode alavancar diversas doenças imunológicas, como unhas quebradiças ou com manchas brancas, irritabilidade, letargia [perda temporária ou completa da sensibilidade e do movimento], diminuição da concentração e da memória.

Segundo a nutróloga Sandra Chemin, coordenadora do Curso de Nutrição do Centro Universitário São Camilo, além do zinco, a carne bovina também é rica em vitamina A e deve ser consumida diariamente.

― Devemos ingerir cerca de 100 g da carne por dia, o que representa um bife do tamanho de um punho fechado.

Morango, laranja e limão

Além de fortalecer o sistema imunológico, a vitamina C, presente nessas frutas, conta com forte ação antioxidante, combatendo os radicais livres, e está diretamente ligada a formação de colágeno, alerta Barakat.
― A vitamina C protege as células e otimiza a absorção de ferro no organismo. Além disso, ela também ajuda a manter a pele jovem e bonita.

Segundo Sandra, o nutriente tem que ser consumido com cuidado, pois, em excesso passa a ser oxidante e pode causar problemas de saúde.

― O ideal é consumir de 60 mg a 80 mg por dia, o que representa de quatro a cinco frutas.

Alho

Segundo o Barakat, o alho tem papel importante na saúde do coração e no aumento dos níveis de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo.

― Além de ajudar a regular a pressão arterial, o alho inibe a formação de placas de gordura nas paredes das artérias e estimula a produção de glóbulos brancos.

Peixes

Sardinha , salmão, atum e bacalhau são ricos em ômega 3, substância que traz benefícios para o coração e o sistema circulatório, avisa Sandra.

― O ômega 3 tem ação anti-inflamatória, reduz os níveis de colesterol, triglicerídeos e pressão arterial. Por causa de sua importância, os peixes devem ser consumidos pelo menos três vezes por semana, totalizando cerca de 300 g.

A especialista orienta ingerir o alimento assado, grelhado ou cozido, porque ao ser frito ou preparado no micro-ondas, o peixe perde grande quantidade de ômega 3.

Cogumelos

Barakat afirma que os cogumelos auxiliam o corpo desde a regulação dos níveis de colesterol até o combate a células cancerosas.

― Os cogumelos possuem proteínas que regulam o nível de colesterol e de açúcar do organismo e também auxiliam no processo de defesa do corpo. Além disso, possuem papel importante no combate a vírus, bactérias e células cancerosas.

Amêndoas, nozes e castanhas

Outra forte aliada no fortalecimento do sistema imunológico é a vitamina E. Segundo o nutrólogo, a vitamina fornece um poderoso antioxidante e alguns estudos já mostram que ela auxilia na prevenção de cânceres e doenças do coração.

― Além disso, a vitamina E ajuda na diminuição dos problemas celulares causados pelos radicais livres, auxilia na regeneração dos tecidos do corpo humano [sangue, ossos, tecidos], melhora a circulação sanguínea e alivia o estresse.

De acordo com Sandra, as castanhas além de ricas em vitamina E, também são ricas em selênio, substância que em excesso pode fazer mal ao organismo.

― As nozes, castanhas e amêndoas têm papel fundamental na proteção do organismo, mas temos que ter cuidado para não exagerar. O ideal é que sejam consumidas cinco castanhas de caju por dia, caso prefira a castanha-do-Pará, coma apenas uma.

Iogurte

Segundo os especialistas, o iogurte ajuda a diminuir o colesterol ruim e possui compostos funcionais e aminoácidos como a glutamina e a arginina, responsáveis por fortalecer a barreira bacteriana. Barakat recomenda consumir uma ou duas porções por dia, principalmente entre as refeições.

― Aliado a granola, chia e outras fibras, o iogurte auxilia o sistema imunológico e o bom funcionamento do intestino. Pode ser consumido no café da manhã, nos lanches, nas frutas, entre outros alimentos. 


Autor: Luiz Guilherme Sanfins, estagiário do R7
Fonte: R7 - Saúde

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581