
Abrir a persiana do escritório para iluminar o ambiente com luz natural pode melhorar a saúde, conforme estudo realizado por duas universidades americanas. Os resultados mostraram que os trabalhadores com maior exposição à luz dormiam melhor e tinham mais qualidade de vida do que aqueles que não receberam iluminação natural durante o dia.
Os que trabalhavam em escritórios com janelas receberam 173% mais luz e dormiram uma média de 46 minutos a mais por noite do que os outros funcionários. O resultado também apontou que quem recebe luz natural no trabalho tende a praticar mais atividades físicas.
Já os trabalhadores que não tinham janelas em seus escritórios relataram uma qualidade de vida baixa, relacionada com problemas físicos, e distúrbios do sono em geral.
O estudo foi publicado no Journal of Clinical Sleep Medicine.
— Há cada vez mais evidências de que a exposição à luz, durante o dia, especialmente na parte da manhã, é benéfico para a saúde através dos seus efeitos sobre o humor, estado de alerta e do metabolismo — explicou o autor do estudo, Phyllis Zee
A pesquisa também alertou para a necessidade de os arquitetos projetarem ambientes que aproveitem a luz que vem de fora.
— Os arquitetos têm de estar conscientes da importância da luz natural, não só em termos dos seus potenciais economias de energia, mas também em termos de afetar a saúde dos ocupantes do local — afirmou Mohamed Boubekri, professor que também realizou o estudo.