.
 
 
Mitos e verdades sobre o colesterol
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


06/09/2014

Mitos e verdades sobre o colesterol

Má alimentação, defeitos genéticos e o sedentarismo são os grandes vilões das altas taxas de colesterol no sangue

Má alimentação, defeitos genéticos e o sedentarismo são os grandes vilões das altas taxas de colesterol no sangue. Popularmente, o colesterol é conhecido como “ruim” ou “bom”. “O ‘ruim’, LDL, carrega o colesterol para os tecidos do organismo. Já o ‘bom’, HDL, o despacha para o fígado onde acontece sua eliminação”, explica o cardiologista do Centro Clínico Gaúcho Renato de Jesus Padilha Junior. Quando o LDL está alto, contribui para a formação de placas de gordura nas artérias que, por sua vez, obstruem a passagem do sangue em órgãos como o coração e o cérebro, podendo causar infarto e AVC. O HDL é o transportador das pequenas partículas de colesterol ruim para a sua eliminação. Por isto, quanto mais elevado o nível no sangue de HDL melhor para a redução de eventos cardiovasculares.

“O colesterol é uma gordura responsável por manter nosso organismo em ordem. Não estando em equilíbrio, o colesterol provoca o aumento das taxas de gordura na circulação sanguínea”, pontua o cardiologista. Para manter o colesterol saudável, a receita é simples. “Realização de atividades físicas e uma dieta rica em fibras são essenciais. Além disso, não fumar, evitar o excesso de peso e não consumir alimentos ricos em gordura é de total importância para termos um ótimo colesterol”, orienta o médico.

O especialista selecionou mitos e verdades para um colesterol sem preocupações:


- Somente as pessoas acima do peso sofrem com colesterol alto? MITO

Não são apenas obesos que sofrem de colesterol alto. A má alimentação e os defeitos genéticos têm acometido silenciosamente crianças e adultos. É importante identificar o mais precocemente possível estas alterações para promover medidas preventivas, como incentivar a realização de atividades físicas e controlar o excesso de peso através de uma dieta mais saudável.

- Fumar interfere no colesterol? VERDADE

O hábito de fumar é um dos responsáveis por tornar o colesterol ruim (LDL) oxidado e mais agressivo para causar lesões ou placas nas artérias, o que aumenta o risco de aterosclerose, sendo uma das principais causas de infarto do coração, derrame (AVC) e de outras doenças cardiovasculares.

- Frituras não podem fazer parte do cardápio? MITO

A ingestão de frituras é permitida, mas sem excesso. Alimentos como manteiga, doces, carnes vermelhas, embutidos, laticínios, bebidas alcoólicas e comidas industrializadas também podem ser ingeridos mas, é claro, sempre em pequenas quantidades. O melhor é sempre reduzir o consumo desses tipos de alimentos.

- O consumo moderado de vinho auxilia no combate ao colesterol? VERDADE

O consumo moderado de vinho tinto ou suco de uva, ricos em flavonóides, provoca elevação do colesterol bom (HDL). Mas nada de excessos com o vinho. A Medicina tem debatido muito a questão da ingestão de bebida alcoólica, uma vez que os benefícios e os malefícios são próximos. Dessa forma, para que haja um benefício real a partir do consumo moderado de vinho, cada caso deve ser avaliado individualmente, conforme as particularidades de cada pessoa.

- Ômega 3 é importante para um bom colesterol? VERDADE

Sim, por isso o consumo de peixe é muito importante. Os peixes são excelentes fontes do ácido graxo ômega 3, um tipo de gordura boa, insaturada, presente em grande quantidade em espécies de água fria como salmão, sardinha, bacalhau, atum e truta. Ajuda na redução da formação de placas de gordura nas artérias e torna o sangue mais fluido, resultando em prevenção e diminuição das doenças cardiovasculares.


Autor: Adriano Pinzon Garcia
Fonte: Prática em Comunicação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581