.
 
 
Ansiedade e má alimentação: saiba como lidar
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


03/12/2014

Ansiedade e má alimentação: saiba como lidar

Nutricionista fala sobre a relação entre estresse do final do ano e escolhas alimentares equivocadas

Sobrecarga de trabalho, férias escolares dos filhos, contas extras e shoppings lotados são alguns dos motivos que fazem aumentar o estresse, e por consequência, a ansiedade no final de ano. Segundo levantamento da Isma-BR (International Stress Management Association – Brasil), 75% dos brasileiros se consideram mais estressados nos meses que antecedem o Ano Novo.

Nos momentos de estresse, é comum buscar em alimentos ricos em gordura e açúcar um atalho para o bem-estar. No entanto, o comportamento pode representar o início de um ciclo formado por má alimentação e aumento da sensação de nervosismo e ansiedade. “Estudos mostram que alimentos ricos em gordura interferem no metabolismo, reduzindo a produção de serotonina, neurotransmissor do bem estar, do bom humor”, explica a nutricionista do Centro Clínico Gaúcho Neuza dos Santos.

Para esclarecer dúvidas sobre a ansiedade e a alimentação, a nutricionista responde cinco perguntas sobre o tema.

Por que algumas pessoas com ansiedade buscam uma fuga através da alimentação?

A ingestão de grandes quantidades de alimentos, principalmente tratando-se do carboidrato e do açúcar, causam uma rápida elevação da glicose, provocando aumento do hormônio insulina, fazendo com que o triptofano entre no cérebro intensamente, causando uma boa sensação na pessoa. Essa sensação de bem estar, apesar de durar pouco tempo, faz com que o ansioso sinta prazer em comer.

Quais alimentos aumentam a ansiedade?

Alimentos ricos em gorduras, como os produtos industrializados, refrigerantes, salgadinhos e as frituras são maléficos para a ansiedade. O carboidrato fino (arroz branco, macarrão, bolachas, pão branco) e o açúcar também são vilões.

Quais alimentos ajudam a controlar a ansiedade?

Alimentos ricos em magnésio, vitamina B e C e flavonóides. O magnésio, a vitamina B e os flavonóides ajudam na produção de serotonina. A vitamina C diminui a secreção do cortisol, hormônio liberado pela glândula adrenal em resposta ao estresse e à ansiedade. São indicados: banana (rica em vitamina B6), nozes, castanhas, cereais, amendoins, espinafre, rúcula, agrião e outras folhas verde-escuras (fontes de magnésio), frutas cítricas (vitamina C), peixes, carnes magras, ovos e chocolate 70% cacau (ricos em flavonóides).

O chocolate é benéfico então?

Sim, mas apenas chocolates com baixo nível de açúcar. Ele reduz a sensação de ansiedade. Recomenda-se o consumo de 20g/dia, preferencialmente chocolate amargo com graduação de cacau acima de 70%.

Considerando que esta época apresenta diversos encontros sociais com muita comida e bebida, como as pessoas podem fugir de armadilhas?

O importante é nunca sair para festas sem comer alguma coisa, mesmo sendo depois do trabalho. Prefira sempre sucos ao invés de refrigerantes, inclusive os refrigerantes light, tendo em vista os malefícios dos adoçantes. Mas, acima de tudo, as pessoas precisam ter metas e objetivos. O que leva ao aumento de peso não é o que se come no período de festas de final de ano e sim o que se fez durante todo o ano.


Autor: Adriano Pinzon Garcia
Fonte: Prática

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581