.
 
 
Saiba como ter uma horta na cozinha
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


07/12/2014

Saiba como ter uma horta na cozinha

Não é preciso ser o mestre das plantas para se dar bem em jardinagem na cozinha

Há dois anos, Elizabeth Millard descobriu uma maneira de encher o carro de produtos frescos: plantou verduras sobre o tapete do assoalho do passageiro do seu fusca conversível 2005.

— Estávamos transportando uma caixa de sementes da estufa que alugamos para a nossa casa. Eu tropecei e elas (agrião, mostarda e mizuna roxa) se espalharam por todo o lado. Estava com preguiça e decidi que iria limpar tudo alguma outra hora. Ou seja: nunca – disse.

Choveu no dia seguinte. Elizabeth e Karla Pankow, sua companheira e sócia na empresa de agricultura comunitária, a Bossy Acres, levaram lama para dentro do carro, nos pés. Depois disso, com o sol de junho, resolveram abrir a capota.

– Cerca de cinco dias após o incidente, entrei no carro de manhã e havia um lindo tapete verde do lado do passageiro – contou Elizabeth.

O incidente é parte da filosofia por trás de seu novo livro Indoor Kitchen Gardening: Turn Your Home Into a Year-Round vegetable Garden (Jardinagem na Cozinha: Transforme Sua Casa em uma Horta o Ano Todo), um guia prático que descreve os experimentos de Elizabeth com plantas que adoram o sol – como ervas, cenouras, rabanetes, batatas e tomates – em seu bangalô de Mineápolis, nos Estados Unidos.

Sempre sonhei em ter um jardim de inverno: um espaço claro, climatizado, com janelas, luzes suplementares e água para a rega. E aqui estava Elizabeth me dizendo que já possuía um espaço desses: minha própria casa.

Sem equipamentos

Não é preciso ser o mestre das plantas para ser bem sucedido nessa empreitada, embora você precise dar uma de abelha de vez em quando. Em sua busca pela polinização sem insetos, Elizabeth estimulou as partes reprodutoras do tomate com uma escova de dente elétrica, mas ela descobriu ser possível – e até fácil – cultivar brotos, verduras e tubérculos com quase nenhum equipamento especial.

Uma prova de conceito

As verduras do fusca de Elizabeth, no entanto, não viraram salada:

— Nunca pensei no tapete do carro como um ambiente seguro para alimentos.

Mas o acontecido acabou sendo uma prova de conceito:

— A lição aqui é: não se preocupe tanto. Se as condições forem adequadas, a horta vai para frente.

Ela dá boas notícias para os urbanoides sem quintal. Grande parte do equipamento que você precisa para a jardinagem na cozinha já está na sua própria casa.

Dicas:

— Os brotos devem crescer em um pote de vidro com uma tampa de tela para a entrada de ar e a drenagem. Embeba as sementes e, depois de um dia ou dois, vire o pote de cabeça para baixo e espere.

— Fôrmas ou assadeiras esquecidas podem ser adaptadas para a produção de brotos ou mini vegetais. No início, o papel filme pode manter as sementes úmidas. Dá até para produzir brotos de grãos como ervilhas secas, sementes de girassol ou milho de pipoca não tratado.

— Germinação não é deterioração: é o objetivo. Elizabeth recomenda a imersão das sementes durante um dia ou dois, trocando a água de vez em quando.

— Um saco cheio de vermiculita (tipo de substrato para o crescimento das plantas) pode ser misturado a adubo orgânico, mas qualquer combinação de terra com um pouco de fertilizante vai funcionar para ter uma boa drenagem.

— Elizabeth traz sempre consigo uma pilha de bandejas de plástico preto de quase 51cm e diz: “Colocar uma camada de cascalho no fundo pode ajudar na drenagem”.

— Um ventilador ajuda a trazer um pouco de ar para afastar doenças e fortalecer a planta.

— Quanto à luz, uma janela com face norte já é o suficiente, mas a planta precisa estar perto do vidro da janela, caso haja correntes de ar. Lâmpadas incandescentes produzem mais calor do que luz.

— Elizabeth recomenda luzes baratas. As luminárias ajustáveis são melhores ainda: comece deixando-as próxima das sementes recém-germinadas, e vá afastando conforme elas crescem.

— Batatas orgânicas podem dar plantas adequadas. Elizabeth sugere colocar cinco ou seis em um vaso e lembra que elas precisam de luz durante o dia. 


Autor: Michael Tortorello
Fonte: Zero Hora
Autor da Foto: Crystal Ann Liepa

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581