.
 
 
Como anunciar ao filho mais velho a chegada de um irmãozinho
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


06/04/2015

Como anunciar ao filho mais velho a chegada de um irmãozinho

Naturalidade é a receita para que a novidade seja bem recebida

Dar a notícia ao filho mais velho de que um bebê está a caminho e que as atenções, que antes eram só para ele, agora serão compartilhadas, pode ser uma tarefa delicada para muitos pais. Mas especialistas garantem: naturalidade é a receita para que a novidade seja bem recebida pela criança.

Luciana Barros de Almeida, presidente da Sociedade Brasileira de Psicopedagogia, defende que o assunto comece a ser abordado ainda antes de a mãe engravidar, a partir do momento em que os pais decidem ter um novo filho.

— Essa antecipação é importante para saber quais são as expectativas do filho com a chegada de um novo membro na família. No entanto, deve-se ressaltar que a decisão de quando engravidar cabe somente aos pais — destaca.

Se a criança demonstrar rejeição à ideia de dividir as atenções da casa com o novo irmão, nada de repreensão.

— É preciso permitir que as crianças sintam ciúmes, raiva, frustração, pois a vida se constitui desses sentimentos singularmente humanos — diz Maria Alice Targa, especialista em psicologia educacional.

Mudanças antes do nascimento

Na casa da moradora de Guaíba Lisiane Ramos Dadalt, 31 anos, a chegada do segundo filho foi encarada com naturalidade pela primogênita Larissa, dois anos.

— Logo que engravidei, eu e meu marido começamos a explicar para a Larissa que ela ganharia um irmão ou uma irmã. Claro que, por ela ser pequena, ainda não entendia muito bem o que isso significava. Mas mostrava minha barriga, ela passava a mão, dava beijo e a gente tirava várias fotos juntas — conta Lisiane.

Para manter o clima pacífico entre Larissa e o irmão Lorenzo — que nasceu em fevereiro deste ano —, Lisiane conta com a preciosa parceria do marido Leandro:

— Ele sempre foi um pai muito presente. Pensamos em colocar a Larissa pelo menos meio turno na escolinha, mas desistimos justamente para que ela não se sinta excluída.

Como ajudar a criança:

— A presidente da Associação Gaúcha de Terapia de Família, Ieda Zamel Dorfman, indica aos pais resgatar fotos e vídeos dos filhos mais velhos e explicar para a criança que o irmão que está por vir também viverá esses momentos.

— Não encha a criança de informações. Dê a notícia e espere para ver o que ela entendeu.

— Mostre ao filho mais velho que ele poderá ajudar nos cuidados com o irmão. Leve-o para a compra dos móveis do quarto do bebê e das roupinhas. Incentive-o a fazer desenhos para o novo integrante da família.

— Se a criança tiver uma reação negativa, tente agir com carinho, tolerância e diálogo. Ouça o que ela tem a dizer e mostre que não há motivos para acreditar que perderá o amor dos pais.

— Depois do nascimento, a presença do pai na vida do filho mais velho é fundamental para que a criança não se sinta abandonada.

— Não coloque o filho mais velho na escola logo após o nascimento do bebê, para que ele não se sinta excluído. Se for inevitável, faça isso durante a gestação.

Para ler em família:

A psicóloga Ieda Zamel Dorfman sugere dois livros que podem ajudar os pais a introduzir o assunto com os filhos mais velhos

Um novo bebê está chegando
Autora: Emily Menendez Aponte
Editora: Terapia Infante
Preço médio: R$ 20

Vou ganhar um irmãozinho! Menino ou menina?
Autora: Mymi Doinet
Editora: Girassol
Preço médio: R$ 45 


Autor: Camila Nunes
Fonte: Zero Hora
Autor da Foto: Diego Vara

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581