.
 
 
Mitos e verdades sobre o mel e própolis
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


01/06/2015

Mitos e verdades sobre o mel e própolis

Nutricionista fala sobre os benefícios destes poderosos antibióticos naturais

Com a chegada das baixas temperaturas, são ampliados os sintomas das doenças respiratórias. Resfriados acompanhados de coriza, dor de garganta e tosse são alguns dos males que acompanham as pessoas nesta época do ano. Para aqueles que buscam recursos naturais para aliviar tais sintomas, uma solução tradicional e eficaz pode ser o suficiente: uma colher de mel ou própolis.

“O mel possui ação antimicrobiana e antibiótica, capaz de impedir o crescimento de micro-organismos. O própolis também é eficaz, com ações antiviral, analgésica e antifúngica”, explica a nutricionista do Centro Clínico Gaúcho Mara Joseane Ferreira. Mas a profissional faz um alerta: “Ambos aliviam os sintomas de dores de garganta e problemas respiratórios, mas não promovem a cura da doença em si”.

Outro benefício do mel é a sua contribuição para o trânsito intestinal, pois estimula o crescimento das “bactérias do bem” que naturalmente habitam o intestino (prebióticos), assim auxiliam para uma flora intestinal saudável. Abaixo, Mara esclarece mais benefícios e dúvidas destes alimentos indispensáveis.

Mel engorda?

O mel é calórico e o consumo em excesso pode causar ganho de peso. O consumo exagerado de mel também pode elevar a presença de glicose no sangue, aumentando os níveis de insulina.

Qual a quantidade de consumo de mel aconselhada diariamente?

O consumo diário de mel pode variar entre uma colher de chá (10g) a uma colher de sopa (25g). É importante ressaltar que este alimento deve ser consumido como um dos elementos de uma dieta saudável.

O açúcar encontrado no mel é saudável?

O mel é mais saudável para a alimentação do que o açúcar refinado. Enquanto o açúcar do mel possui uma série de substâncias que proporcionam benefícios para o organismo, o açúcar refinado é somente fonte de calorias.

Quais são os nutrientes encontrados no mel e no própolis?

O mel contém boa quantidade de carboidratos e por isso é uma ótima fonte rápida de energia. Ele também possui ácidos orgânicos, sendo que um deles, o ácido glucônico, contribui para a formação do peróxido de hidrogênio, um poderoso antibactericida. Ferro, cobre, potássio, magnésio, fósforo e cálcio também são encontrados no mel. Já o própolis contém vitaminas do complexo B, Vitamina A, e minerais como o ferro, magnésio, silício, alumínio, zinco, bromo e titânio.

Existe alguma restrição quanto ao consumo do mel?

O mel não deve ser consumido por crianças menores de um ano. Isto porque o alimento pode ter Clostridium Botulunum, bactéria causadora do botulismo. Além disso, o mel não é recomendado para pessoas que possuem diabetes, pois é rico em açúcar e pode levar a picos de glicemia no organismo.


Autor: Adriano Pinzon Garcia
Fonte: Prática

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581