.
 
 
Acidentes com fogos de artifício triplicam durante as festas juninas
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


14/12/2017

Acidentes com fogos de artifício triplicam durante as festas juninas

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) lança campanha de conscientização

Um levantamento da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia - SBOT constata que os acidentes com fogos de artifício triplicam no mês de junho por conta das tradições dos festejos católicos de Santo Antônio (13/06), São João (24/06) e São Pedro (29/06). O tema da campanha é "Fogos de Artifício - um espetáculo perigoso" e as ações serão feitas em vários estados pelas regionais da SBOT, além de um vídeo educativo que foi produzido e um folder com informações, que estão na internet.

"Muitas lesões, cortes e até amputação de membros são provocadas pelo uso inadequado de fogos de artifício", lembra o diretor de campanhas temáticas da SBOT, Wagner Nogueira da Silva. Além dos traumas ortopédicos ainda são registrados nas emergências dos hospitais, neste período do ano, aumento de queimaduras, comprometimento das córneas, perdas de visão e lesões auditivas.

A Bahia é o estado com o maior número de casos com 296 registros em quatro anos, seguido por São Paulo (289 casos), Minas Gerais (165), Rio de Janeiro (97), Paraíba e Paraná (ambos com 61 casos cada), Ceará e Goiás (com 45 casos em cada estado), Santa Catarina (44 casos) e em décimo lugar no ranking aparece o estado do Pará com 37 casos.

Em relação aos óbitos foram 122 registros nas duas últimas décadas, sendo 48 mortes no nordeste, 41 no sudeste, 21 no sul, 12 vítimas fatais no norte e centro-oeste.

Crianças e adolescentes


Apesar de ser proibido o manuseio de fogos de artifício por menores de 18 anos, o levantamento da SBOT constatou que 23,8% dos acidentados estão nessa faixa etária. Em 45,2%, os sequelados pelos artefatos estão entre 19 e 59 anos e 28,8% têm mais de 60 anos.

Segundo o presidente da SBOT, Marco Antonio Percope, diferentemente do que se imaginava, os casos estão bem distribuídos pelo país todo e não somente no norte e no nordeste onde os festejos são mais tradicionais. "É preciso conscientização das pessoas ao manipular os fogos de artifício para minimizarmos os riscos e derrubar essas tristes estatísticas. A SBOT montou essa campanha inédita que agora será permanente em todos os anos", completa.

A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia irá distribuir folhetos nas capitais e principais cidades do país com orientações didáticas. No folder, os ortopedistas lembram que as crianças e adolescentes jamais devem comprar ou manipular os fogos. Que os adultos devem observar nas embalagens informações obrigatórias como a classe do artefato, o registro no exército e as instruções para o uso. "E seguir a risca as orientações do fabricante", orienta Percope. Um vídeo educativo também foi produzido e está disponível na internet, além de ser exibido em escolas e locais públicos durante as ações de conscientização.

Em caso de acidente, é importante ligar para o Corpo de Bombeiros no 193 ou para o SAMU no 192 e manter a calma. "Mesmo com todo o cuidado, os fogos ainda podem provocar lesões, cortes, amputações e até morte, além de queimaduras e outros problemas. É preciso ter cuidado extremo e ciência dos riscos", ressalta o Wagner Nogueira da Silva.

O vídeo da campanha está no blog da SBOT: 


Autor: Redação
Fonte: Doc Press

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581