.
 
 
Casos de rinoconjuntivite alérgica dobram na primavera
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


21/09/2015

Casos de rinoconjuntivite alérgica dobram na primavera

Chegada da nova estação, no dia 23 de setembro, traz também um aumento nos casos da doença

De repente, os olhos ficam vermelhos, começam a coçar, lacrimejam e as pálpebras incham, o nariz entope e os espirros tornam-se frequentes. Está instalado um quadro comum na primavera: a rinoconjuntivite alérgica. A doença afeta cerca de 20% da população brasileira, mas os casos praticamente dobram nessa época do ano. “A incidência da alergia chega a ser 40% maior neste período de primavera”, explica a oftalmologista do Hospital CEMA, Ticiana Fujii. Porém, por que os casos de rinoconjuntivite e outras alergias aumentam tanto nesse período?

A principal responsável por esse aumento é a própria natureza. A presença de pólen das flores, das árvores e da grama, o tempo seco, o aumento do calor e a umidade favorecem, e muito, o aparecimento de alergias. Além disso, a presença de ácaros domésticos se intensifica nessa fase. Os sintomas são conhecidos: vermelhidão ocular, lacrimejamento, coceira nos olhos, inchaço nas pálpebras, coriza, espirro e obstrução nasal.

Pessoas com histórico de alergia são mais suscetíveis, mas a doença pode atingir qualquer um. Por isso, a especialista recomenda que o ambiente esteja sempre arejado e limpo – de preferência, passe pano úmido ao invés de utilizar vassoura na limpeza da casa. Sempre que possível, é recomendado evitar locais com aglomeração e lavar as mãos constantemente. É importante também não coçar os olhos. A principal forma de prevenir a doença é evitar os agentes causadores de alergia, como os descritos acima. O tratamento baseia-se na administração de colírio antialérgico e de corticoide prescrito pelo oftalmologista. A rinoconjuntivite alérgica não é uma doença contagiosa.


Autor: Redação
Fonte: Ecco Press

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581