.
 
 
Entenda porque a tecnologia é tão importante na medicina
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


23/09/2015

Entenda porque a tecnologia é tão importante na medicina

Entre as inovações, técnicas minimamente invasivas de coluna estão entre os avanços mais significativos da área

A palavra é precisão. Fundamental na Medicina, pode ser a linha que separa o sucesso do fracasso de um procedimento. Nesse sentido, a tecnologia tem sido uma grande aliada dos médicos, principalmente, dos cirurgiões. Seja por meio de um robô que ajuda na operação ou de uma máquina que disponibiliza imagens em alta definição do interior do corpo do paciente, são muitas as inovações criadas para auxiliar no tratamento das mais diversas doenças. Uma das grandes novidades da área, a cirurgia minimamente invasiva de coluna hoje já é uma realidade em muitos hospitais do Brasil e, promete, futuramente, substituir boa parte dos procedimentos hoje adotados no campo cirúrgico.

"Cirurgia minimamente invasiva é o conjunto de técnicas de alta tecnologia com o intuito de alcançar o maior resultado possível com a mínima agressão aos tecidos e órgãos não envolvidos na doença", define o pioneiro na introdução de técnicas minimamente invasivas de coluna, Dr. Pil Sun Choi. Segundo ele, um dos grandes avanços da área foi o desenvolvimento do endoscópio. "Com a endoscopia, podemos visualizar o interior do corpo através de micro-câmeras e tratar as doenças com o mínimo traumatismo aos tecidos saudáveis".

No caso da cirurgia de coluna, a operação funciona por meio de pequenos cortes no local a ser operado, que substitui os grandes cortes realizados nas cirurgias convencionais. Com o auxílio de aparelhamentos modernos, como câmeras de vídeo inseridas nos instrumentais, equipamentos de Raios-X, entre outros, o cirurgião consegue fazer o procedimento com igual eficiência, e mais segurança, mas causando menos impactos. O ganho maior, nesse caso, o paciente percebe imediatamente após a cirurgia. A redução no tamanho do corte diminui o porte da cirurgia produzindo menos sangramentos, dor e exposição a microrganismos que podem causar infecção. Além disso, o tempo de internação diminui consideravelmente, bem como a recuperação.

Atualmente, além dos procedimentos minimamente invasivos, o advento das próteses, órgãos artificiais e utilização de impressão 3D também entram na lista de melhorias no campo cirúrgico. "As inovação tecnológicas permitem que os médicos façam diagnósticos mais precisos e decidam qual será o melhor tratamento. Na área diagnóstica, a ressonância magnética nos deixa mapear todo o organismo do paciente", conclui Dr. Pil Sun Choi.

Próximo evento científico do Grupo de Coluna do Hospital São José da Beneficência Portuguesa de SP: Entre 28 e 30 de Julho de 2016, acontecerá o V COMINCO - Congresso Brasileiro de Cirurgia e Técnicas Minimamente Invasivas de Coluna -, no WTC Convention Center, em São Paulo. O evento será precedido de um Simpósio, no auditório do Hospital São José. O tema principal será "A Cirurgia da Coluna: conquistas e desafios".


Autor: Redação
Fonte: Ecco Press

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581