.
 
 
Projeto Parto Adequado reduz cesarianas em mais de 40 hospitais do Brasil
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


09/11/2015

Projeto Parto Adequado reduz cesarianas em mais de 40 hospitais do Brasil

Hospital Moinhos de Vento é o único participante do programa no Rio Grande do Sul

Em apenas seis meses, o projeto Parto Adequado, desenvolvido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar, o Hospital Israelita Albert Einstein e o Institute for Healthcare Improvement conseguiu aumentar em 7,4% a taxa de partos normais dos 42 hospitais que participam do programa.

A taxa nestes hospitais, que respondem por 85 mil partos a cada ano no Brasil, passou de 19,8% em 2014 para 27,2% em setembro deste ano, com a taxa de cesáreas estimada em 72,8%. Além da queda no número de cesarianas, a iniciativa também vem observando a redução nos casos de internações dos bebês.

O Hospital Moinhos de Vento é o único do Rio Grande do Sul que integra a iniciativa. O programa tem como base a melhoria da qualidade e segurança do paciente e a redução das cesarianas desnecessárias. Sua principal inovação é a mudança no processo de cuidado à gestante: pela primeira vez ocorrerá alterações no modelo de atenção ao parto.

Segundo o chefe do Serviço Médico de Ginecologia e Obstetrícia, Marcos Wengrover Rosa, o projeto aponta para uma tendência na redução de cesarianas desnecessárias. Entretanto ainda será preciso realizar muitos avanços para solidificar esta tendência num patamar acima de 25% de partos normais. “Necessitamos sensibilizar todos os públicos além dos médicos obstetras e gestantes precisamos abranger a sociedade como um todo,” destaca.

Na instituição, foram projetadas para os próximos meses algumas ações como a reestruturação física e de recursos humanos da maternidade, enfoque nas vantagens do parto normal no curso de gestantes, divulgação dos progressos do Projeto, aulas práticas sobre trabalho de parto e divulgação de depoimentos voluntários de pacientes que passaram pela experiência. “Precisamos buscar o envolvimento da comunidade através da sensibilização de autoridades do Judiciário, empresas parceiras, Secretaria de Saúde, Delegacia da Mulher. Além de tudo isso, para criar um canal de comunicação com as famílias de pacientes e campanhas públicas em prol dessa iniciativa,” conclui o obstetra.

A equipe dos Serviços de Ginecologia e Obstetrícia e do Serviço de Neonatologia do Hospital Moinhos de Vento participa de reuniões periódicas no Hospital Albert Einstein desde que aderiu ao Parto Adequado. O objetivo dessas reuniões é avaliar os progressos e dificuldades e trocar experiências entre os hospitais participantes com a intenção de aumentarmos a segurança assistencial bem como reduzindo os casos de cesáreas realizadas sem necessidade, desde que o projeto foi instituído.


Autor: Shirlei Manteufel
Fonte: Hospital Moinhos de Vento

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581