.
 
 
Verão aumenta incômodo com insetos: como cuidar das crianças
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


31/01/2016

Verão aumenta incômodo com insetos: como cuidar das crianças

Pediatra da Sociedade de Pediatria do RS alerta para os principais cuidados para evitar picadas de insetos

No verão, o incômodo com os insetos aumenta e as crianças são alvos fáceis dos bichinhos, pois aproveitam o tempo bom e as férias para brincar em locais abertos. Para evitar problemas maiores com as picadas, a primeira providência é manter os insetos longe, com o uso de repelentes. De acordo com o vice-presidente da Sociedade de Pediatria do RS, Marcelo Pavese Porto, há repelentes para cada faixa etária e isso deve ser observado no momento da compra do produto.

Se, mesmo com os cuidados, algum inseto picar a criança, o médico orienta que os pais lavem o local com sabão e água, podendo usar cremes comuns para diminuir a coceira.

- Em um primeiro momento após a picada, o ideal é lavar com sabão e água, podemos usar cremes comuns para diminuir o prurido, coceira, à base de calamina, por exemplo. Em algumas situações, pode ser necessário o uso de corticoides tópicos, em creme. Conforme o tipo de inseto, pode ser necessário o uso de antialérgicos ou corticoides. Em casos excepcionais, é necessário que um médico avalie, principalmente se for picada de algum inseto peçonhento - explica Marcelo Pavese Porto.

O pediatra alerta que as pomadas antialérgicas não devem ser usadas. Em casos de dúvidas, a melhor indicação é procurar um médico para avaliação correta. Uma dica é, também, entrar em contato com o Centro de Informação Toxicológica (CIT) do Rio Grande do Sul, através do site www.cit.rs.gov.br. O CIT presta assessoria e orientação frente a acidentes tóxicos e com animais, em caráter de emergência e em regime de plantão permanente.


Autor: Mariana da Rosa
Fonte: Play Press

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581